Diferença entre servidor gerenciado e servidor não gerenciado

Você precisa contratar um servidor para sua loja e não sabe qual o melhor tipo para o seu negócio? Hoje vamos explicar a diferença entre servidor gerenciado e servidor não gerenciado e em que caso cada um é mais utilizado. Assim, ao final desse post você será capaz de escolher a melhor opção para o seu e-commerce.

Basicamente, os servidores gerenciados são utilizados pela maioria dos e-commerce, já que os não gerenciados costumam ser utilizados em projetos mais robustos. É possível encontrar centenas de empresas oferecendo serviços de hospedagem para lojas virtuais.

Hospedar sites não é um serviço que qualquer empresa pode oferecer, já que é necessário ter o know how de tecnologias que serão aplicadas ao sites das lojas virtuais e de outros tipos de sites. Não é necessário apenas conhecimento sobre servidores, mas também investir em softwares e equipamentos.

Os hostings, como são chamadas as empresas de hospedagem, costumam oferecer tanto o servidor gerenciado quanto o não gerenciado para seus clientes, mas muitos deles sequer conseguem entender a diferença.

Conheça os detalhes de cada servidor

O tamanho e a complexidade do seu projeto vão definir o tipo de servidor que você precisa. Os servidores não gerenciados são mais flexíveis para os webmasters ou administradores em relação a acessar suas configurações possibilitando personaliza-lo para maximizar a segurança e o desempenho.

A desvantagem é que é preciso conhecimento para gerenciá-lo e muitas vezes uma equipe toda dedicada a isso, dependendo do tamanho da sua loja virtual. Devido a isso, o servidor em si é mais barato.

Já o servidor gerenciado tem toda a administração por conta da empresa que oferece a hospedagem. Tudo do servidor como software e hardware é de responsabilidade da hosting. O cliente não vai se preocupar com as atualizações, nem como a segurança do servidor. Sendo assim, você não precisará ter uma equipe dedicada ao servidor, pode direcionar esse investimento para o seu projeto ou negócio. Por conta disso, é um servidor mais caro.

Como devo escolher o servidor?

Se você precisa de personalização a nível de servidor e pode investir em uma equipe para gerenciá-lo, o melhor é que escolha um servidor não gerenciado. Já se você não tem uma equipe para isso e os serviços padrões que as empresas de hospedagem oferecem estão de acordo com o que você precisa, o servidor gerenciado irá sair muito mais em conta pra você.

Faça as contas. Compare o preço de um servidor gerenciado com o preço de um servidor não gerenciado somado ao valor de uma equipe dedicada a gerenciá-lo. Lembre-se que nessa equipe terá que ter pelo menos um profissional especialista em segurança.

Empresa de hospedagem de loja virtual

Qualquer que tenha sido sua escolha, a Kirzner do Brasil pode te ajudar. A empresa com tudo o que sua loja virtual precisa está em www.kirznerdobrasil.com.br e oferece serviços como criação de loja virtual, caso você ainda não tenha a sua, até hospedagem de e-commerce dos mais diversos nichos de mercado. Fale com um de nossos consultores e comprove.

Compartilhar