Diferenças entre servidores dedicados, não dedicados e semi-dedicados

Basicamente os servidores sempre foram divididos em dois tipos: o dedicado e o não dedicado. Sendo o primeiro uma máquina executando a função de servidor em tempo integral e o segundo uma máquina que também realiza outras funções como compartilhar arquivos, impressoras, entre outras funções.

Mesmo no caso dos servidores dedicados, não é necessário hoje em dia configurações tão robustas quanto a maioria das pessoas imagina com até 8 processadores, vários HDs em RAID, memória RAM de 16 GB e etc. Não que eles não existam, mas não são maioria, as máquinas normalmente utilizadas hoje como servidores dedicados são máquinas de baixo custo ou até máquinas mais antigas da empresa.

Sendo assim, o que torna uma máquina um servidor dedicado, é o fato de você direcionar toda a sua capacidade para compartilhar conexão com outros computadores em rede, mesmo sendo uma máquina antiga e com uma configuração não tão robusta assim.

Não é a configuração da máquina que irá diferenciar os tipos dos servidores, mas sim sua “dedicação” à função de servidor, se ela é exclusiva, tem como principal função ser o servidor ou é o computador comum de alguém da empresa e também faz a função de servidor, respectivamente nesses casos temos o servidor dedicado, o semi-dedicado e o servidor não dedicado.

Contratação de servidor dedicado

Muitas empresas hoje terceirizam seu servidor e alugam um que fica hospedado em um datacenter para o site ou sistema da empresa. Quando você paga pelo serviço, de forma alguma irá utilizar essa máquina para outras funções, vai querer deixar toda a capacidade da máquina para responder aos acessos nos horários mais carregados.

No servidor Linux, normalmente se desativa primeiramente o modo gráfico, grande consumidor de recursos e que só é utilizado para rodas aplicativos. Assim, você instala uma versão mais concisa do sistema e evita instalar pacotes desnecessários como aqueles referentes aos aplicativos gráficos ou ao X, o que não impede de deixar esses recursos instalados em outros computadores ou até mesmo deixar alguma função apenas desativada para reativá-la no caso de uma necessidade.

Como administrar o servidor

A administração do servidor é feita de forma remota utilizando, normalmente, o SSH. Com essa ferramenta você poderá administrar os mais variados servidores que estão alocados fisicamente no mundo inteiro diretamente do seu computador. E então poderá rodar leitores de e-mails, navegadores, programas, e muito mais.

Nos servidores em si, só serão usados os comandos e um programa para editar os textos dos arquivos de configuração. No geral, o ambiente de trabalho nesta máquina será algo bem parecido com o MS-DOS.

A melhor hospedagem de servidores

A Kirzner do Brasil hoje oferece hospedagem de servidores dedicados e não dedicados, gerenciados e não gerenciados, para atender todo tipo de demanda que o cliente possa ter. Nossos servidores são os mais modernos do mercado e nós oferecemos a configuração que seu site ou sistema precisar.

Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e contrate o melhor servidor para a sua empresa com a qualidade de uma empresa que está há décadas trabalhando com tecnologia para oferecer sempre o melhor serviço.

Compartilhar