Migração cPanel para AWS

Está havendo um aumento na procura de empresas que querem migrar seus servidores de cPanel para AWS. A maioria cita que há muito mais vantagens e que as melhorias em seus serviços serão notáveis ao migrarem para um ambiente com alta disponibilidade, resiliência do ambiente em nuvem, facilidade com atualizações e mais.

As empresas que ainda têm servidores dedicados enfrentam alguns problemas como dificuldade de customização, problemas com hardwares, links da rede, entre outros. Quando se trabalha com servidor na nuvem, todos esses problemas passam a não existir e muitas empresas ainda não realizaram a migração as vezes por ficarem adiando ou por não conhecerem as vantagens.

Se você está interessado no assunto, hoje vamos falar sobre a migração do cPanel para o Amazon Web Service e ao final você irá decidir se é a melhor opção para o seu negócio.

Vantagens da migração cPanel para Amazon

  • Realização de upgrades com facilidade

Quem utiliza os servidores em provedores tradicionais de data center precisa abrir chamado para o provedor toda vez que precisa de um aumento de memória ou de disco, ou até mesmo para realizar upgrades. Só que muitas vezes a necessidade da mudança é urgente. Na nuvem da Amazon, essa espera não vai existir mais porque você pode alterar esses parâmetros a hora que quiser.

  • Maior segurança

Além de um firewall externo ao servidor, você poderá criar Security Groups para limitar o acesso a portas de IP predeterminadas.

  • Alta disponibilidade

O cPanel não consegue oferecer isso a contento para seus clientes. Já a Amazon AWS consegue.

Desvantagens da migração do cPanel para Amazon

Esse tópico irá te fazer decidir de uma vez por todas se a migração é uma boa estratégia no momento para a sua empresa.

  • Aumento no custo

Todo serviço de hospedagem de servidor varia de acordo com a quantidade de horas que você o utiliza e também do seu volume de tráfego e processamento. O valor por hora da nuvem da Amazon é maior, então você precisará se planejar para repassar o valor para seus clientes, caso contrário vai acabar perdendo dinheiro.

  • Dificuldade em algumas configurações

A configuração não é tão intuitiva e talvez você precise de um especialista para fazer isso. Enquanto no servidor cPanel há um DNS reverso para que os e-mails cheguem na caixa de entrada do destinatário e não no spam, na nuvem da Amazon não tem como fazer isso.

E preciso solicitar para a equipe da Amazon AWS e só depois configurar internamente no seu servidor. Em alguns casos a AWS nega e aí a solução é usar o serviço Amazon SES, serviço de entrega de e-mail da empresa.

  • Suporte pago

Sim, os provedores cloud cobram pelo suporte. E não importa se você vai escolher a Amazon, a Azure, o Google, sempre precisará pagar o suporte. Isso tudo porque o objetivo principal deles é te dar ferramentas para resolver tudo sozinho. Por isso, muitas vezes é melhor contratar uma empresa para te ajudar com isso.

A Kirzner do Brasil é especialista em provedor em nuvem e pode te ajudar com a migração do cPanel para AWS. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e converse com um de nossos consultores, nós podemos te ajudar.

Compartilhar