O que é um Cloud Server?

Quem busca por serviços de hospedagem comumente se depara com a expressão cloud server várias vezes, mas você sabe o que é um cloud server? Para te ajudar, nós da Kirzner do Brasil decidimos montar um guia básico que vai te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e quais são as vantagens do cloud server.

Definição de cloud server

Antes de falarmos sobre benefícios, utilização e qualquer outra informação importante sobre o cloud server, nós vamos definir a expressão para que você entenda logo o que é e possa assimilar as outras informações de forma mais automática.

Também conhecido como Cloud Computing, o Cloud server é a computação em nuvem, é mais ou menos o seguinte… se você já precisou utilizar um arquivo que tinha no computador da sua casa em um outro local, mas não tinha um pen drive, você provavelmente enviou para você mesmo ou para outra pessoa o arquivo por e-mail e depois abriu seu e-mail para acessar esse arquivo.

Agora imagine o seguinte, se você tivesse no seu e-mail uma pasta para “enviar” todos esses arquivos e deixá-los lá para poder acessar de qualquer lugar. Pois é assim que funciona o Cloud Server, ele é essa “pasta” para você guardar seus arquivos on line.

No Cloud Server, várias máquinas fazem o trabalho de um, porque elas fazem parte de um sistema que armazena dados e processa as informação, se várias máquinas fazem o trabalho de uma só, a rapidez, performance e desempenho ficam muito melhores.

O cloud server é como uma pizza

Imagine como se o cloud server fosse uma pizza, cada uma de suas fatias é como se fosse os processadores, hardwares, HDs, memória RAM, entre outros, quando está tudo junto formando a nuvem a performance fica muito melhor.

Se você contrata um servidor cloud, vai ter toda essa performance a sua disposição, mas na quantidade que seu negócio precisa e nada além disso, assim, você só paga pelo que utilizar, você não compra uma pizza inteira e come só uma fatia, você paga pela fatia que comer.

Funcionamento do cloud server

Se você quer uma explicação mais técnica, vamos tentar simplificar. Utilizando o cloud computing, é como se você estivesse utilizando servidores em rede, porém todos esses servidores vão estar atuando com toda a sua capacidade para rodar o seu processo.

Além de ter uma capacidade acima da esperada, há ainda mais segurança, já que ainda há servidores reservas, se um dos principais falhar, o reserva entra em ação. É uma lógica sofisticada, mas financeiramente viável para empresas de qualquer porte e também para as empresas que oferecem o serviço de cloud server.

Semelhanças e diferenças entre o VPS e o Cloud Server

Se você começou a encontrar esses termos quando iniciou sua busca por serviços de hospedagem e encontrou Cloud Server e VPS como o mesmo serviço, nós vamos explicar o que cada um significa, já que eles são serviços bem diferentes.

Só depois de conhecer os detalhes de cada um, você poderá optar pelas possibilidades que estes serviços te oferecem, escolher corretamente poderá ser o ponto que vai definir seu fracasso ou seu sucesso na web.

VPS – como já falamos do Cloud Server, vamos falar agora do VPS, que vem da expressão em inglês Virtual Private Server.  Se você utilizar a tradução literal irá chegar em Servidor virtual privado. Isso significa que o VPS é um servidor dedicado. A principal diferença entre ele e o cloud server é que as várias partes nas quais ele é dividido trabalham de forma individual representando apenas um servidor.

Ele também realiza várias tarefas concomitantemente, mas o espaço é exclusivo para o usuário. Ele é interessante para quem precisa de muito recurso e tem necessidades muito específicas. Nesse sentido, é melhor que o cloud server.

Para empresas de pequeno ou médio porte, o custo benefício de um cloud server é muito melhor. Fora que, é também mais seguro, já que possui o servidor reserva e não precisa ser configurado porque quem utiliza, tudo isso fica a cargo da empresa que presta o serviço de cloud server. O VPS terá que ser configurado por quem contratou de acordo com a necessidade dele.

Qual você deve escolher: VPS ou Cloud Server?

Como tudo na vida: depende. Não existe uma resposta absoluta para essa pergunta, porque se um das opções fosse totalmente viável para todo mundo, a outra opção simplesmente não existiria, não é mesmo?

Então nós vamos te ajudar a fazer sua escolha: para economizar recursos utilize a VPS, mas se seu site estiver um pouco mais avançado, o VPS pode não dar conta. Então dependendo do que você precise utilizar e oferecer no seu site, o Cloud Server pode ser o mais indicado, mesmo custando um pouco mais.

Se o seu site receber um número de acessos acima do que você espera isso provavelmente vai ser ótimo para o seu negócio, a menos que você tenha contratado uma VPS que limite a capacidade do seu site, aí em vez de oferecer uma experiência agradável para esse alto número de usuários, seu site vai começar a travar. Já se você tiver um Cloud Server, ele se adapta no momento da sua necessidade, já que na nuvem não existe limites.

Como contratar um cloud server

Se você entendeu direitinho como funciona o cloud server e agora quer contratar um, precisa de uma empresa que ofereça segurança em todas as etapas do processo. A Kirzner do Brasil tem o know how que você precisa para firmar uma parceria de sucesso.

Nós somos uma agência 360 quando o assunto é e-commerce e oferecemos todo tipo de solução para o seu negócio se destacar na internet. Acesse www.kirznerdobrasil ou ligue para o nosso número 0800 591 2170, a ligação é gratuita e você vai falar com um dos nossos consultores que apresentará a melhor solução para o seu negócio.

Desde a criação da sua loja até a divulgação dela nas redes sociais, nós podemos te oferecer os melhores serviços. Fale com a Kirzner do Brasil e comece a fazer sucesso agora.

 

Compartilhar