Magento 2 versus Magento 1, uma evolução que vale a pena conferir

Conhecida como a plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo, o Magento tem seu seu código aberto, também chamado de código open source, e lançou sua segunda versão recentemente. Não tão recente para não ter dado tempo de ser feita a migração pela maioria dos usuários, mas infelizmente a maioria não migrou por medo e por desconhecer as diferenças entre o Magento 2 e o Magento 1.

Pensando nessa dificuldade, decidimos fazer um post comparando as duas versões e mostrando as principais diferenças. Se você quer migrar, mas está com medo, ou migrou e ainda está com dúvidas, acompanhe esse artigo.

Diferenças entre as duas versões

A primeira diferença é possível notar no momento de inserir um novo post, a forma de editar mudou. Você edita cada parágrafo separadamente e até mesmo subtítulos aparecem como parágrafos. As imagens ou quaisquer outros itens que não sejam textos que você queira inserir, basta clicar no botão de mais (+) entre os parágrafos.

No quesito segurança também houve alterações. A remoção da pasta /downloader fechou um acesso que muitas vezes era utilizado por hackers. Além disso, as mudanças nas linguagens de programação no Magento 2 trouxeram novas opções e melhora no desempenho. É possível utilizar versões mais novas e fáceis do PHP, além do HTML 5, do CSS 3.3 e até do JQuery.

A velocidade da segunda versão está cerca de 20% maior que da versão antiga, e isso impacta diretamente na experiência do usuário, já que já foi comprovado que há mais rejeição em sites lentos, imagine em lojas.

Quando analisamos o Magento 1 vs Magento 2 no quesito visualizações de página por hora percebemos a grandeza dessa atualização. Enquanto o Magento 1 suportava apenas 500 mil visualizações de página por hora, o Magento 2 suporta 10 milhões, isso é 20 vezes mais.

Melhora para o cliente e para o lojista

O checkout da segunda versão do Magento foi desenvolvido levando em consideração o fato de que se o visitante passa menos tempo preenchendo informações há mais chances dele finalizar a compra. Isso não é o único ponto que irá melhorar a taxa de conversão da sua loja virtual, mas cuidar da acessibilidade do seu site é um ponto crucial.

Quando vamos olhar o lado do lojista, percebemos que no Magento 2.0 é mais fácil criar produtos no painel de administração e importar informações de outros produtos de forma muito mais rápida.

Voltando para a experiência do usuário, a adaptação da loja virtual ao acesso por dispositivos móveis melhorou muito nessa nova versão, o SEO é muito mais amigável e os temas responsivos são de desenvolvimento muito mais prático.

Detalhes técnicos importantes

Limpeza do Cache pode fazer toda diferença no desempenho da sua loja, e o gerenciamento do cache melhorou muito no Magento 2 que também disponibiliza a integração com o Varnish Cache, que acelera o HTTP e realiza as solicitações mais comuns do cache, reduzindo assim o peso do servidor impactando diretamente na velocidade de carregamento das páginas. O cache de página inteira disponibilidade do Magento 2.0 permite que a parte estática da página fique salva em cache e assim a entrega é bem mais rápida.

O que há de novo no Magento 2.0

Algumas funcionalidades não existiam no Magento 1 e foram implementadas no Magento 2 e a área de testes é uma delas. Ela ajuda no momento de realizar alterações no seu e-commerce. Só não se esqueça de falar com seu developer antes de realizar alterações na plataforma.

Independentemente do tamanho do seu site, é possível colocar para rodar testes automáticos. A melhor parte da funcionalidade é que as alterações que você fizer só vão aparecer para os visitantes quando estiver tudo pronto. Essa função não é um módulo desenvolvido por terceiros, é uma função nativa, assim, além de ser confiável, se você tiver qualquer problema é só reportar e a correção vem logo na próxima atualização.

O que não existe mais no Magento 2

Assim como foram adicionadas várias coisas, outras foram retiradas. Seguem abaixo algumas tabelas que você não encontra mais na segunda versão do Magento.

  • Catalogsearch_query;
  • Catalogsearch_result
  • Catalog_product_enabled_index
  • Core_website agora é store_website
  • Core_store agora é store
  • Core_translate agora é translation
  • Core_url_rewrite agora é url_rewrite
  • Core_store_group agora é store_group
  • Core_email_template agora é email_template
  • Sales_flat_order agora é sales_order
  • Sales_flat_order_address agora é sales_order_address
  • Sales_flat_order_grid agora é sales_order_grid
  • Sales_flat_order_item agora é sales_order_item
  • Sales_flat_order_payment agora é sales_order_payment
  • Sales_flat_order_status_history agora é sales_order_status_history
  • Coupon_aggregated_order agora é salesrule_coupon_aggregated_order

Mudanças nos templates e módulos

Há sites que se especializaram em criação de temas para Magento. Alguns servem apenas para o Magento 1, outros apenas para o Magento 2. Uma simples pesquisa pode te ajudar a escolher o melhor tema independentemente da versão que você esteja utilizando.

Também houve mudanças nos módulos. Eles são de suma importância na utilização da plataforma Magento, já que possibilita que você realize funções que só saberia se tivesse conhecimento técnico. E como já citamos que essa plataforma é de código aberto, há empresas e desenvolvedores que se especializaram na criação de módulos Magento. E apesar do pouco tempo da segunda versão do Magento, já há o dobro de módulos em relação ao Magento 1.

Empresa especialista em Magento

Se mesmo depois desse tutorial, ainda ficarem dúvidas sobre as diferenças entre o Magento 1 e o Magento 2 ou sobre a migração, a empresa mais indicada para te ajudar é a Kirzner do Brasil.

Além de ser especialista na criação de lojas virtuais Magento, a empresa fornece hospedagem e servidores de vários tipos para você ter o melhor serviço para o seu e-commerce. Há suporte Magento 24 horas e também temos especialistas em Marketplace.

Trabalhamos com Marketing digital criando sites e fazendo a otimização em SEO, além de gerenciarmos as mídias sociais dos nossos clientes. Com a Kirzner do Brasil você terá uma loja segura, já que trabalhamos com certificados de segurança.

Te ajudamos a montar sua lista de e-mail através do serviços de e-mail marketing, além de trabalharmos com links patrocinados para que seu negócio seja divulgado de forma a ser encontrado pelo seu cliente. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e conheça tudo o que temos a oferecer para o seu e-commerce.

Compartilhar