Cloud Server Gerenciado

Para entender o que é um Cloud Server Gerenciado, primeiro você precisa entender como funciona o Cloud Computing. Computação em nuvem, como é conhecido no Brasil o Cloud Computing, é quando se utilizam dados que estão em equipamentos conectados.

Para dar um exemplo, já aconteceu de você perder fotos porque estava no celular e ele deu algum problema ou foi roubado? E já aconteceu de você recuperar suas fotos no Google Fotos? O Google Fotos é um exemplo de nuvem.

Já o Cloud Server Gerenciado, é quando o servidor do seu site fica em uma nuvem e o termo gerenciado, significa que há uma equipe que controla tudo, tomando conta dos logs e impedindo que ameaças cheguem ao servidor.

Utilizando um Cloud Server Gerenciado, você não vai se preocupar dispondo recursos, sejam eles financeiros ou humanos para conhecimento de infraestrutura de servidores. Assim, você terá todo seu esforço dedicado ao seu negócio.

Cloud Server X Cloud Server Gerenciado

A Cloud Server é apenas um serviço de hospedagem que garante a disponibilidade do sistema 24 horas por dia, 7 dias por semana, assim você ficará responsável pelo servidor como controle do sistema operacional, monitoramento, backup, configurações e etc. Nesse caso, você terá que ter um pessoal especializado nesse gerenciamento.

Já quando no Cloud Server Gerenciado, você vai informar as características, configurações, sistema operacional e aplicações que quer e a empresa de hospedagem fica responsável por monitorar, realizar os backups e te dar o suporte.

Tipos de nuvem para Cloud Server Gerenciado

Existem 3 tipos de nuvem, a Privada, a Pública e a Híbrida. A privada é formulada especificamente para uso exclusivo, seja de uma empresa ou de um usuário, já a pública, também conhecida como public cloud são as nuvens compartilhadas.

A híbrida é um pouco mais complexa de entender, mas, basicamente, uma nuvem privada utiliza os recursos de uma nuvem pública, mas seu acesso não é público sendo restrito apenas aos usuários autorizados.

Tipos de Cloud Computing para servidor

IaaS, PaaS e Saas parecem nomes de remédio, mas na verdade são as modalidades de Cloud Computing. Na Iaas, sua equipe faz o gerenciamento dos servidores e controla tudo, é preciso ter uma equipe, ou dependendo o tamanho do servidor, pelo menos um funcionário tomando conta de tudo. Isso economiza dinheiro e pode ser ótimo quando a empresa é menor.

Já na Paas, é um meio termo porque o gerenciamento não é feito pelo cliente, mas os desenvolvedores recebem uma framework e podem customizar as aplicações, assim, fica mais simples executar as aplicações, mas não se gasta tanto deixando todo o gerenciamento para uma empresa terceirizada.

No caso da Saas, uma empresa terceirizada gerencia tudo e tira do cliente a responsabilidade pelo servidor. Esse serviço está crescendo demais.

As principais vantagens do Cloud Server Gerenciado é a segurança, mas o desempenho pelo fato de os dados não estarem em um computador com limite também atrai muitas empresas. Além disso, você economiza com equipamento para servidores e também mão de obra, já que não terá uma equipe dedicada a isso.

Se quiser conhecer mais sobre esse serviço, a Kirzner do Brasil pode te esclarecer todas as dúvidas, entre em contato com a gente através do telefone 0800 591 2170 ou entre no nosso site www.kirznerdobrasil.com.br e veja tudo o que podemos te oferecer.

Compartilhar