Seu e-commerce preparado para 2020?

Acabou o carnaval e agora sim o ano começou. Seu e-commerce está preparado para 2020? Se a resposta for qualquer coisa diferente de “com certeza” é melhor você acompanhar esse post até o final. Nós iremos fazer um super tutorial para você ter muito sucesso nesse ano que oficialmente está começando agora. Acompanha a gente até o final e pega essas dicas.

O que esperar de 2020

A cada ano que passa a única coisa que temos certeza é de que cada vez menos aspectos serão iguais. Mudança é cada vez mais a palavra chave e o mercado online está em uma constante metamorfose. A principal vantagem disso é que qualquer negócio online que tenha um mínimo de conhecimento do mercado e organização com a administração do negócio irá crescer.

O número de usuários que compram pela internet só cresce e com a facilidade de se comprar pelo celular e os valores de internet móvel cada vez mais baixos, a tendência disso é aumentar cada vez mais.

O que podemos tirar disso é a primeira dica:

  1. Ofereça boas experiências e uma loja responsiva

Se o seu futuro cliente, entrar na sua loja pelo celular e encontrar as informações todas desconfiguradas, ele não vai ficar procurando porque ninguém tem tempo para isso. Ele quer achar o site do jeito que é pelo computador, fácil.

Você sabe fazer uma loja virtual responsiva? Pois para que seu e-commerce esteja preparado para 2020, seu site precisa ser responsivo. Mas essa não é a única dica nem a única coisa a se fazer. Você precisa também conhecer o seu público, e agora vem outra dica:

  1. Monitore as tendências do seu setor

Conhecer o seu público e saber como o seu setor de comporta é crucial para preparar seu e-commerce para 2020. Existem inúmeras ferramentas para conhecer os números do seu nicho de mercado. Pesquise não só as estatísticas dos negócios on-line, mas também da sua área de negócio. Você precisa conhecer como tem sido o comportamento do nicho nos últimos tempos e também verificar o que se espera para o futuro.

São esperados que um quarto da população mundial seja comprador on-line nesse ano, isso representa quase 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro. Imagine-se mordendo parte dessa fatia. As receitas geradas pelas lojas on-line vão chegar a mais de R$4 trilhões nesse ano, parte disso pode ser seu.

  1. Observe o passado para entender o futuro

Em 2019, o Brasil teve um crescimento em suas vendas online de 12% logo na primeira metade do ano. Em 2018 também houve esse crescimento. Já na segunda metade de 2019, o faturamento chegou a quase R$30 bilhões.

Observando isso, podemos falar um pouco das tendências para 2020, que vamos explanar de forma geral, mas o ideal é você se informar sobre o seu nicho específico porque em cada tipo de negócio existem estímulos diferentes para a compra, entenda seus clientes, suas expectativas, preferências e comportamento.

  1. Compras através de dispositivos móveis

Já citamos nesse post que as compras vêm crescendo principalmente através de dispositivos móveis como celulares, então vamos explorar um pouquinho mais essa opção nesse texto. E a dica aqui é dar muita atenção a esses clientes provenientes desses dispositivos. Comprar em qualquer lugar a qualquer hora é o que o comprador atual quer. Quanto menos limitações, mais conversão.

Acompanhando os números nos últimos anos, estima-se que em 2021 quase 70% das vendas on-line serão a partir de dispositivos móveis como celular, tablets ou notebook.

Para preparar seu e-commerce para 2020 e atender bem essa demanda, invista em serviços de pagamento móvel como Paypal, Apple Pay, Android Pay e etc. Não perca negócio por não disponibilizar meios de pagamento viáveis para seus clientes.

  1. Tenha um app próprio

Além de oferecer formas de pagamento variadas como carteiras digitais, por exemplo, implemente opções otimizadas para celulares na sua loja, no futuro todas as lojas serão assim. Mas isso não é suficiente.

Tenha o seu aplicativo. Uma loja virtual com um aplicativo está um passo à frente. Você estará mais próximo de seus clientes, oferecendo soluções únicas e mesmo que seu app não comece tão bem quanto você gostaria, com o tempo você poderá aperfeiçoá-lo de acordo com o que seu cliente mais precisa.

  1. Compra por voz

Imagine comprar apenas com sua voz. Isso já é realidade no mercado on-line. Se vem investindo cada vez mais em inteligência artificial e com isso as máquinas têm cada vez mais capacidade de aprender e oferecer recursos como a compra por voz.

É possível pesquisar produtos e até finalizar a compra apenas com comandos de voz. Hoje a compreensão dos apps de reconhecimento de voz é altíssima. E esse tipo de tecnologia corrobora com a informação que já citamos, de que o cliente quer facilidade.

A tecnologia principalmente a partir de dispositivos móveis está convergindo para isso. Pode observar que às vezes você está perto do celular, fala alguma coisa e ele já capta e responde o que acha que você perguntou. Isso tudo está totalmente relacionado com a compra por voz. Se a sua loja oferecer essa tecnologia, irá aumentar a conversão devido à facilidade para o cliente.

 

  1. Ofereça uma experiência quase física para seu cliente

Quem ainda reluta a comprar pela internet normalmente faz isso porque não pode pegar o objeto antes da compra, analisa-lo em suas próprias mãos, experimentá-lo e etc. O contato físico ainda é importante principalmente para os consumidores com mais de 50 anos.

Ofereça mais do que fotos e descrições para seus clientes. Tenha no mínimo um vídeo curto para cada um de seus produtos. Ver o produto a partir de vários ângulos é crucial para a decisão do futuro comprador.

Empresa parceira do seu e-commerce

Se você ainda não está seguro se o seu e-commerce está preparado para 2020, fale com a Kirzner do Brasil para não perder mais vendas. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e veja tudo o que temos de solução para sua loja virtual. Nós preparamos seu e-commerce para ter muita conversão nesse ano de 2020.

Compartilhar