Gatilhos mentais para aumentar as vendas online

Você tem noção do poder do cérebro humano? Imagine conseguir entrar no cérebro das pessoas para que elas comprem o seu produto! Pois é, isso é possível, através dos gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são truques que você pode usar para acessar aquela parte do cérebro do seu cliente que já queria comprar o seu produto e convencê-lo que de fato é a melhor opção e que ele precisa agora. Vamos então hoje aprender a trabalhar com essas emoções?

As pessoas em geral são muito sensíveis às emoções. Histórias, incertezas, inseguranças, depoimentos convincentes, tudo isso é muito utilizado pela área de marketing de várias empresas. E quando o negócio é virtual, fica ainda mais fácil usar esses artifícios.

Usando gatilhos mentais para melhorar a conversão

A psicologia pode ser usada em tudo o que você imaginar e na área de vendas não seria diferente. Até mesmo a cor que cada empresa usa está diretamente ligada com a forma que isso vai chegar ao cérebro do cliente.

Para aplicar essa técnica e muitas outras, você precisa entender como seu cliente pensa. Pense: o que te faz tomar uma decisão que precisa ser tomada rapidamente? Emoção, não é mesmo?! Para cada tipo de decisão e ação, uma emoção específica. Vamos falar de como usar cada um dos gatilhos mentais nos tópicos a seguir.

Quem já provou, aprovou

Você precisa mostrar para o seu cliente que seus clientes anteriores ficaram satisfeitos ao comprarem o seu produto. Ter uma forma de avaliação ajuda muito, porque quanto mais bem avaliado for o seu produto, mais chance tem de outras pessoas comprarem.

Só que, para isso, seu produto tem que ser realmente bom, afinal, receber avaliações ruins pode destruir sua reputação por muito tempo. Acesse nosso site www.kirznerdobrasil.com.br e fale com um de nossos consultores. Nós temos especialistas em melhorar a reputação da sua empresa.

Se coloque no lugar do seu cliente e se lembre de quando você comprou alguma coisa pela internet. Você comprou sem pesquisar? Comprou sem olhar as avaliações? Se o produto ou serviço que você queria tinha várias reclamações, você comprou? E se tinha vários elogios, você provavelmente não procurou mais.

Existem várias formas de oferecer essas provas para os seus clientes, são elas:

  • Depoimentos de quem já utilizou
  • Depoimentos de especialistas
  • Pessoas públicas com confiabilidade
  • Uma grande quantidade de elogios ou seguidores em alguma rede social
  • Pessoas próximas que gostaram do produto
  • Entidade com confiabilidade atestando a qualidade de seu produto

Fazendo um relato

Imagina que você encontra um produto na internet que resolve exatamente o seu problema. Você começa a ler um relato que parece que está contando a sua própria história. Encontrar um relato com o qual você se identifica mexe com o seu emocional.

Seja um relato sobre como o produto resolveu o problema de uma pessoa que era similar ao seu, seja um relato de uma empresa que tem uma história parecida com a sua história e as ações dessa empresa vão ao encontro de tudo o que você acredita.

Então, se quiser usar o relato para conquistar o seu cliente, relate o que a sua empresa agrega a sociedade e pode agregar ao seu cliente. Qual necessidade do mercado seus produtos estão atendendo. Por que sua marca é diferente das outras? Qual o seu público alvo?

Primeira ação que você pode tomar: já pensou em mudar a descrição do seu produto para um relato ou uma história de como esse produto pode fazer diferença na vida do seu cliente ou de como fez na vida de um cliente anterior?

Tenha confiabilidade

O primeiro passo para ser confiável é ter tudo muito claro. Fale de todo tipo de taxa claramente. Informe tudo o que vem agregado ao produto, não surpreenda seu cliente com taxas extras ou letras miúdas nas entrelinhas.

Para conquistar a confiança do cliente, é preciso ter um site seguro. Um episódio de vazamento de dados acaba com a reputação da sua empresa e talvez nem mudando de nome você consiga se recuperar.

Então, para conseguir isso, você precisa garantir um checkout seguro, que seja fácil para seu cliente encontrar e conversar com o Serviço de Atendimento ao Cliente e também que as devoluções sejam sem custo para ele.

Alcançando tudo isso, você poderá, inclusive, fazer um programa de fidelidade onde os clientes que comprem mais ganhem bônus, isso incentiva as compras. Acesse nosso site www.kirznerdobrasil.com.br e fale com um de nossos consultores. Nós temos especialistas em criar programas de fidelidade para as empresas.

Faça com que seu cliente deseje o seu produto

Imagem é tudo, então se os seus produtos tiverem imagens desejáveis agregadas a ele, as pessoas vão se sentir mais tentadas a comprar. Se trabalha com cosméticos, mostre pessoas bonitas com a pele bem tratada, cabelos bem tratados. Se trabalha com comida, fotografe-as em sua melhor forma, logo na hora que sai do forno e divulgue imagens saborosas.

Chame a atenção de seu cliente pelas imagens e pelo que ele vai ter adquirindo o seu produto. No caso de produtos de beleza, uma imagem bem impactante costuma ser a do antes e depois. Sendo assim, mostre como era o antes e como ficou depois quem usou o seu produto.

O quão ruim é não comprar o seu produto?

Isso mesmo! O que seu cliente pode perder se não comprar o seu produto. Faça ele sentir que a necessidade de ter o seu produto é maior do que realmente é. Fale das consequências negativas de não os adquirir.

O medo mais comum que você pode incutir em uma pessoa é: vai acabar logo, se você não comprar agora, já era. Ou então: se você não comprar agora, o preço vai aumentar e você vai deixar de economizar muito.

Mesmo que o seu cliente saiba que, de vez em quando, seu site tem essas promoções, o medo dele será de, no momento que ele mais precisar, o preço estar alto e ele não poder comprar, ou então de realmente ser a última, sendo melhor garantir logo.

De fato, as emoções podem ser cruciais para fazer com que alguém tome uma decisão e se você souber como ativar esses gatilhos mentais, irá conseguir vender muito mais. Inclua emoção nos seus produtos e nos seus anúncios. E verá como seu negócio irá converter muito mais.

Acesse nosso site www.kirznerdobrasil.com.br e fale com um de nossos consultores. Nós temos especialistas em gatilhos mentais.

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