Conheça as novidades da nova versão do Magento 2.0

O Magento 2.0 foi muito esperado. E não sem razão! A plataforma é uma das mais utilizadas do mundo, quando falamos de vendas online. Somente em 2016, mais de 101 bilhões de dólares saíram dessa ferramenta.

Como a primeira versão foi um sucesso absoluto, muita expectativa foi criada para a segunda. Lançado em novembro de 2015, o Magento 2.0 agradou os usuários pela robustez, performance e capacidade de otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca.

No post de hoje, você verá quais são as novidades e benefícios que seu negócio pode ter se utilizar essa ferramenta. Continue conosco e boa leitura!

SEO

Desde a criação, o Magento já foi projetado para ser amigável aos motores de busca e ajudá-lo a ocupar as melhores posições nos mecanismos de pesquisa. Esse interesse continuou ativo, fazendo com que a empresa trabalhasse para melhorá-lo ainda mais.

As maiores mudanças, porém, vieram com o Magento 2.0. Nessa nova versão, a plataforma está ainda mais sensível ao SEO. Além disso, já existem diversos módulos para auxiliá-lo a melhorar sua classificação nos buscadores. Esse diferencial é importante para quem deseja atrair mais clientes para seu e-commerce.

Algumas configurações importantes para suas páginas são:

  • meta tags para produtos, além da geração automática de palavras-chave;

  • URLs amigáveis para usuários e motores de busca;

  • meta tags e URL amigáveis para cada categoria do site;

  • possibilidade de inserir tags na página principal;

  • inserção de prefixos e sufixos de tags;

  • otimização de imagens;

  • exclusão de conteúdo duplicado;

  • controle da indexação do site perante os robôs de busca;

  • integração com o Google Analytics;

  • sitemap em XML.

Performance

O SEO não foi o único ponto alterado na nova versão. O Magento 2.0 trouxe também mudanças significativas em relação ao desempenho, fazendo com que as páginas sejam carregadas mais rápido, o que aumenta a satisfação do usuário com o site e amplia a chance de conversão. Além disso, a plataforma processa diversas páginas do catálogo de produtos de uma única vez sem afetar o desempenho.

Tudo isso fez com que a atual versão seja até 20% mais veloz do que sua antecessora. Além disso, o servidor consegue processar 39% mais requisições por hora. Dessa forma, os clientes conseguirão carregar os produtos mais rapidamente, melhorando a experiência do usuário com o site, fator primordial para aumentar o número de vendas.

Como os motores de busca também consideram a velocidade das páginas para classificar os sites, visto que melhora a experiência do usuário, você também terá um SEO melhor. O site Goivvy mostrou como é possível otimizar a página de modo a receber as melhores notas em performance de sistema. Assim, sua empresa também pode ser bem veloz e estar mais próxima das primeiras posições no Google.

Interface

Muitas pessoas já criticaram a interface do Magento, uma vez que a consideravam difícil e pouco intuitiva. Se esse problema existia, acabou! Poucas utilizações bastam para que você domine todas as funções básicas.

Nessa versão, o painel possui algumas semelhanças com o WordPress que tem o menu de funções localizado na parte esquerda da página. Isso auxilia os usuários da plataforma a lembrar quais passos são necessários para encontrar determinadas funções.

Embora devamos ressaltar que o painel administrativo ainda não é responsivo, ele também está melhor adaptado aos dispositivos móveis, melhorando a experiência dos usuários com a ferramenta. Se você pensava que o Magento 2.0, por ser robusto, é difícil ser utilizado, fique tranquilo. Ele está mais prático e a tendência é que fique ainda mais no futuro.

Recursos utilizados

A interface da nova versão disponibiliza ainda mais recursos para você, permitindo que possa controlar o desempenho da loja. Tome cuidado, porém, para não modificar funcionalidades que não tenha domínio, visto que poderia colocar em risco a integridade do servidor. Sendo assim, caso seja necessário, contrate um profissional qualificado para trabalhar nessas funções.

Além disso, agora você pode utilizar facilmente várias tecnologias como:

  • PHP 7.1;

  • Varnish 5;

  • Redis 3.2;

  • MySQL 5.7;

  • HTML5;

  • CSS3;

  • Require JS;

  • Full Page Caching.

Cada uma delas é útil para ajudá-lo a customizar sua loja e permitir que recursos exclusivos sejam adicionados. Nesse caso, entre em contato com um profissional especializá-lo em Magento.

Cache

Basicamente, o cache é uma localização no sistema em que os dados são armazenados e acessados para evitar que o Magento faça várias consultas ao banco de dados (uma vez que tal ação dificulta a performance do servidor). Para evitar isso e diminuir o tempo gasto para procurar informações, o cache é uma ferramenta interessante. Dessa forma, ele evita solicitações pelo servidor.

O cache também obteve mudanças importantes para essa versão. Agora ele permite limpeza de cache e possui integração com o Varnish Cache, principal tecnologia para aceleração HTTP. Com ele, você reduz as requisições para o servidor e faz com que as páginas sejam carregadas mais rapidamente. Também é possível guardar em cache uma página inteira para que todo o conteúdo estático seja entregue mais rápido.

Check-out

O Magento 2.0 permite que os clientes finalizem suas compras preenchendo muito menos dados, se comparado com a versão anterior. Só com esse fato, a taxa de abandono de carrinhos tende a ser menor. E, se menos pessoas abandonarem sua página, infalivelmente aumentará o número de vendas.

Por fim, você poderá permitir que clientes terminem a compra como convidados, inserindo apenas o endereço de e-mail. Caso a pessoa já tenha cadastro no sistema, todos os seus dados serão carregados automaticamente. Ao final da compra, o cliente poderá decidir se terminará de preencher o cadastro.

Depois de apresentar a nova versão da plataforma, você pode notar que o sistema está pronto para ser utilizado em sua estratégia de vendas online. Não há dúvidas de que ele é um sistema estável, robusto, rápido e pronto para ser encontrado nos motores de busca como o Google.

Assim, coloque em sua lista de prioridades saber como o Magento 2.0 pode ser útil para sua empresa. Para isso, é interessante que você procure uma agência que possa ajudá-lo a escolher a melhor plataforma para seu negócio.

Entre em contato conosco agora mesmo. Um de nossos consultores estará pronto para tirar suas dúvidas e mostrar como tantos benefícios funcionarão para você na prática. Estamos esperando por você!

Compartilhar