O que é uma plataforma de E-commerce e o que eu preciso saber sobre ela?

Quer saber um dos segredos para obter sucesso com uma loja virtual? Pois saiba que a receita para o sucesso é a escolha correta da plataforma. E, para selecionar bem, é preciso conhecer. Portanto, veja abaixo o que é uma plataforma de E-commerce e a sua importância.

Começando de uma maneira bem simples para facilitar o entendimento, faça um paralelo entre as lojas virtuais e as físicas.

Em uma loja física, para que a área de vendas tenha condições para receber os clientes, é necessária uma estrutura de apoio. Precisa de um controle de estoque, contábil, financeiro, dentre outros.

A loja virtual também precisa de uma estrutura que permita o seu perfeito funcionamento. Esse suporte que apoia o negócio eletrônico é chamado de plataforma de E-commerce.

Toda a operação depende dessa plataforma: exibir produtos, controlar os estoques, as vendas, os pagamentos, enfim, o gerenciamento do negócio.

Portanto, plataformas de E-commerce são softwares que permitem a criação e a administração de uma loja virtual. Algumas dessas plataformas disponibilizam ao lojista uma estrutura já pronta, permitindo customizações.

Basta escolher o design, fazer o upload das fotos dos produtos com as suas descrições, configurar os meios de pagamento e de entrega e pronto. A sua loja está pronta para vender.

Como ter acesso a uma plataforma de E-commerce

Agora que já compreendeu que vai precisar de uma plataforma para a sua loja virtual é importante você saber que existem três maneiras de acessá-la. São elas:

  • licenciamento;
  • SaaS (Software as a Service);
  • open source;
  • desenvolvimento interno.

No primeiro caso há a aquisição de uma licença para uso dos códigos de uma plataforma, desenvolvida por terceiros. A manutenção, normalmente, é feita pelo contratante. Na maioria das vezes é necessário renovar a licença periodicamente para obter atualizações.

A segunda alternativa é uma das maneiras mais utilizadas pelas empresas que fornecem plataformas padronizadas no mercado. Essa é desenvolvida e mantida por uma empresa mediante a cobrança de uma mensalidade. Normalmente, essa plataforma é disponibilizada na nuvem.

No caso do open source, como o Magento, o código é elaborado e disponibilizado por uma comunidade de desenvolvedores. É uma forma de desenvolvimento colaborativo que deu muito certo e que permitiu o acesso ao E-commerce a diversas empresas. É bastante flexível e personalizável.

Já a opção de desenvolvimento interno é quando a plataforma é desenvolvida dentro da empresa, sob medida para as suas necessidades. Demanda uma equipe para desenvolver e manter o sistema. Apenas grandes corporações utilizam esse modelo.

Migrar de plataforma de e-commerce: o desafio

Saber o que é uma plataforma de e-commerce permitirá escolher a ideal para o seu negócio, pois uma opção errada pode significar a falência da empresa. E não pense que a mais cara é a melhor ? muitas vezes é o contrário.

Diversas pessoas acreditam que podem começar utilizando uma plataforma qualquer e que depois poderão migrar para outra facilmente, mas estão enganadas.

Podem até migrar, mas esse processo costuma ser bem complicado. É como uma loja física mudar de ponto.

Pense nas diversas questões que deverá analisar em conjunto com a administração da loja na plataforma atual, já funcionando:

  • analisar as características da plataforma futura;
  • solicitar alterações e personalizações;
  • efetuar testes de funcionamento;
  • mudar a cultura das pessoas, que já estão acostumadas com o sistema antigo;
  • tratar de rescisões contratuais da plataforma antiga;
  • correr o risco de os clientes não se acostumarem com as mudanças.

Essas são apenas algumas questões. Outras mais específicas poderão ocorrer. Portanto, não corra o risco, escolha corretamente desde o início da operação de seu E-commerce.

As diferenças entre ERP e plataforma de e-commerce

Durante a procura por uma plataforma de E-commerce, pode surgir uma confusão que já será desfeita agora. Muitas pessoas trocam o significado entre a plataforma de e-commerce com sistemas de ERP, que são coisas completamente diferentes. Veja o porquê.

A plataforma é o sistema que está relacionado à disponibilização da loja virtual ao cliente e à sua administração. Sendo assim, são algumas atividades da plataforma:

  • disponibilizar layouts da loja virtual;
  • criar regras de promoções;
  • administrar funcionalidades para atração de tráfego;
  • implementar sistema de buscas;
  • criar recomendações de produtos complementares e suplementares;
  • disponibilizar check out e integração com meios de pagamento.

Já ERP, da sigla em inglês Enterprise Resource Planning, é o sistema responsável por gerir os dados e recursos de uma empresa. Torna o negócio mais eficiente e automatizado.

A partir de um pedido realizado na loja, o sistema ERP auxilia o gestor a conseguir entregar ao cliente o que precisa e administrar corretamente o negócio. Veja algumas de suas funcionalidades:

  • emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • emissão de boletos bancários;
  • controle de estoque de produtos;
  • controle de contas a pagar e a receber;
  • administração de processos de suporte, como contábeis e de recursos humanos.

As melhores plataformas de E-commerce costumam ter sistemas ERP associados, dispensando a contratação de duas empresas.

Saiba o que é Magento

Montar uma loja virtual sem saber o que é Magento e o que esse sistema pode oferecer é um grande erro, pois essa é uma das opções mais completas do mercado.

Magento é uma plataforma de e-commerce open source. Dessa forma, qualquer pessoa que possua conhecimentos de programação pode efetuar alterações e implementar novas funções a esse sistema. Sendo assim, não há limites para a sua customização. Essa característica contribui para ser bastante difundido no mercado.

Um de seus principais atributos é a construção modular. Todo o sistema é composto por diversos módulos que trabalham sozinhos e que, reunidos, compõem a plataforma. Esses módulos são conhecidos como extensões ou plug-ins Magento.

Por meio dos plug-ins é possível incorporar funcionalidades à loja, tornando-a mais interessante para quem a visita e também para quem administra.

Outra característica de destaque da plataforma Magento são os templates, extensões que alteram o layout e o design da loja, permitindo uma grande customização. Existem diversos sites especializados na criação de templates, como o Theme Forest, que poderão ser instalados em sua loja Magento.

Portanto, a plataforma Magento é, sem dúvidas, uma das melhores alternativas para quem busca implantar um comércio eletrônico completo, com diversos recursos que facilitam a sua gestão e é extremamente customizável.

Percebeu como é importante saber o que é uma plataforma de E-commerce? Então, receba mais informações valiosas. Curta a nossa página no Facebook.

Compartilhar

Deixe uma resposta