O que é Omnichannel

Termo que vem ganhando espaço no meio web, Omnichannel é conhecido como a estratégia que utiliza vários canais diferentes de comunicação que funcionam interligados. O objetivo da estratégia é deixar cada vez mais próximo o off-line do online e com isso melhorar a experiência do cliente.

Só para você ter uma ideia, através dessa estratégia, você pode usar um aplicativo para escolher uma roupa, ir até a loja para ver se veste bem, solicitar ajuste se for o caso e receber essa roupa na sua casa.

Definição de Omnichannel

Analisando a própria estrutura da palavra encontramos o latim “omni” que se refere a totalidade e o inglês “channel” que significa canal, assim uma boa tradução literal seria “todos os canais”.

É importante lembrar que crosschannel e multichannel não possuem o mesmo significado de omnichannel, apesar de se referirem a experiência do cliente na utilização de canais que as marcas oferecem. As principais diferenças são que o Multichannel se refere a vários canais, porém não conectados entre si.

Já o Crosschanel cruza os canais e trocam informações entre si, e com isso não há competição entre os canais, diferente do primeiro, o Multichannel que é como se houvesse “duas lojas” diferentes disputando, mesmo se tratando da mesma marca.

A diferença do Omnichannel para o Crosschanel é que o primeiro pode ser utilizado simultaneamente, de dentro da loja você pode consultar sobre a disponibilidade do produto, pedir ao vendedor para olhar e receber o produto em casa.

A necessidade do Omnichannel

A praticidade é a palavra de ordem, e oferecer isso ao cliente tem sido um desafio para as marcas. Ninguém tem tempo a perder, assim, a comodidade de encontrar o produto com facilidade de onde estiver atrai cada dia mais clientes. Com o Ominichanel você também tem um pós-venda ou um suporte muito mais fácil.

Fidelizar o cliente só é possível oferecendo a ele a melhor experiência possível e isso aumenta as vendas e melhora a imagem da sua marca. Essas são apenas algumas vantagens do Omnichannel, mas a proximidade com o cliente em todas as etapas do processo só valoriza sua marca.

Quero minha loja Omnichannel, como fazer?

O primeiro passo é conhecer seu cliente. Saber seus hábitos de compra, interesses, e se aproximar cada vez mais dele alinhando o off-line com o online para que todas as áreas da empresa estejam também conectadas entre si e com o cliente.

Se você tem um site, um aplicativo e lojas físicas, precisa tornar tudo isso uma coisa só e testar, uma pessoa com o pessoa com o perfil dos seus clientes pode tentar utilizar todos os canais para ver se está tudo funcionando.

Empresa especialista em implantar Omnichannel

Se você não sabe muito bem como tornar seu negócio Omnichannel, a Kirzner do Brasil pode te ajudar. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e fale com um de nossos consultores. Nós somos especialistas em lojas virtuais e oferecemos todos tipo de serviço para esse tipo de negócio, desde a criação da loja até a integração de ferramentas e produção de conteúdo.

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