Omnichannel

Você sabe o que é Omnichannel? Omni vem de “todo” e channel vem de “canal”, ou seja, Omnichannel é a estratégia de utilizar as mais diferentes formas de comunicação com os clientes, sendo essas formas todas integradas. E não pense que o offline fica alheio ao Omnichannel. Quando uma empresa opta por essa estratégia, é possível que o cliente adquira o produto pelo site, acompanhe os status pelo aplicativo e busque o produto na loja física.

Essa estratégia vem sendo cada vez mais utilizada para acompanhar o desejo de nossos clientes para resolver qualquer coisa a partir de qualquer canal. Quanto menos barreiras para o seu cliente, melhor.

Por que omnichannel

Qual a diferença entre Omnichannel e Multichannel ou Crosschannel? Todas essas expressões se referem a meios de o cliente se comunicar com a empresa. A diferença é que o Multichannel apesar de oferecer os mais variados canais, não os integra. Ou seja, se você comprar um produto pela internet, não consegue recebê-lo na loja.

Inclusive, nessa estratégia, há concorrência entre o site e a loja física. Os vendedores ficam disputando entre si quem vende mais.

Isso não ocorre no crosschannel, já que é possível comprar por um meio e retirar por outro, como a palavra “cross” pode sugerir, há um cruzamento entre os canais. A diferença é que no crosschannel não há todos os canais.

O Omnichannel é um misto entre as duas estratégias citadas acima, já que utiliza TODOS os canais, e os cruza.

O sucesso do omnichannel

Nós vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico. Não há tempo a perder, sendo assim, temos que diminuir o máximo possível os obstáculos para que nossos clientes realizem suas compras ou consultem quaisquer informações em nossa loja.

A comodidade e a praticidade são os principais objetivos do Omnichannel. Site e aplicativo não é mais novidade e nem diferencial, se você não tem, está fora do mercado.

A estratégia é relativamente recente, por isso, utilizá-la pode ser um diferencial para o seu negócio principalmente nesse período de pandemia em que algumas pessoas estão em isolamento em casa, enquanto outras precisam sair para trabalhar.

O que vou ganhar utilizando o Omnichannel?

Loja virtual hoje, todo mundo tem. Os clientes estão atentos aos mínimos detalhes. Quando ele vê na sua loja um diferencial, uma novidade que foi implementada pensando na comodidade dele, ele dá valor e isso conquista o cliente. Fidelização é um dos maiores desafios das lojas online.

Quando o seu cliente encontra um canal aberto para todo tipo de procedimento e comunicação com a sua loja, você recebe as reclamaçõees, demandas e elogios dele muito mais rápido, podendo melhorar a cada dia a qualidade do seu e-commerce, agregando valor e pode, muitas vezes, se dar ao luxo de cobrar um pouco mais caro por um produto do que o seu concorrente porque o seu cliente vai escolher você pela confiança que tem em você e a segurança que ele sabe que sua loja oferece.

Se você não sabe como implementar o Omnichannel na sua loja, acesse www.kirznerdobrasil.com.br e fale com um dos nossos consultores.

 

 

 

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