O que é Marketplace?

Essa é uma dúvida muito frequente entre os empreendedores virtuais. Por isso, vamos hoje fazer um post bem completo sobre o que é Marketplace e sanar de uma vez por todas suas dúvidas.

Não é muito difícil de entender quando você faz uma tradução literal das palavras em inglês que formam a expressão: Market significa mercado e place significa lugar, assim, você unindo chega a algo como lugar para comprar, como um shopping mesmo.

Novo modelo de negócio não tão novo

Também conhecido como “shopping center virtual”, reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, facilitando a procura pelo melhor produto e melhor preço. De fato é como se você estivesse em um shopping center de verdade, já que tudo está em um só lugar, com a vantagem que, diferente de um shopping de verdade, em um Marketplace você junta e paga tudo de uma vez.

Grandes empresas, mundialmente conhecidas, participam desse mercado: Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre, OLX e Bom Negócio, por exemplo. E daí você já consegue imaginar o qual lucrativo é esse modelo de negócio, mas não pense que é difícil entrar nisso, está totalmente ao seu alcance.

 

 

Mas não pense que esse é um modelo de negócio novo, só no Brasil, esse tipo de e-commerce existe há quase 10 anos, desde 2012 para ser mais preciso, é provável que você já tenha comprado algo em algum Marketplace e nem saiba e não estou falando só do Mercado Livre. Pense, você já comprou algo e quando chegou viu na nota fiscal ou na etiqueta que vem colada no produto que ele não é da loja que você achou que fosse? Pois é, provavelmente porque você fez a compra em um Marketplace.

Por ser um portal colaborativo, varias são as mãos que fazem essa roda girar: o administrador do Marketplace, os lojistas e os compradores. Funciona assim: alguém com uma marca desconhecida, divulga seus produtos em uma plataforma conhecida em troca de comissão sobre as vendas. Para o cliente é como se estivesse comprando em um e-commerce comum, mas para o lojista não, cada lojista tem sua própria loja totalmente separada e independente de outras lojas.

Mas qualquer um pode ter um marketplace?

Primeiramente você precisará desenvolver um projeto profissional, isso não é feito por qualquer um, portanto precisará contratar uma empresa especializada em criação de lojas para internet. Neste momento poderá buscar a Kirzner do Brasil, empresa especializada na criação de sites para internet.

Existem vários tipos de Marketplace, alguns são feitos para vender apenas produtos de nichos específicos, outros tem vários tipos de produtos para atender a todos os públicos, como o Mercado Livre, por exemplo.

Para o cliente, independentemente do valor pode ou não ter um frete fixo, ou ter um frete variável por vendedor. Tudo depende da configuração feita no seu projeto e isso pode ser modificado pelo administrador do Marketplace sempre que for necessário.

Depois de aprovada a compra o sistema divide, automaticamente, o pagamento entre administrador, lojista e integrador de pagamento (por meio de split de pagamento), tendo uma maior transparência entre as partes envolvidas.

Mas não é só isso. A plataforma da Kirzner do Brasil é completa e oferece funcionalidades exclusivas para seu Marketplace.

As lojas vão entrando e saindo se for do interesse dos lojistas, não há uma obrigação de ficar, por isso você pode encontrar um loja em um Marketplace e depois não encontra-la mais, ou surgir uma loja nova e assim por diante, esse mercado é muito dinâmico.

O marketing e a estrutura são por conta do Marketplace, que intermedia as transações e é onde o pagamento é realizado, o split de pagamento faz a divisão do pagamento entre os lojistas, depois de retirar a comissão do Marketplace. O que não impede de cada lojista divulgar seus produtos em sites, blogs ou redes sociais.

Por ser formado por várias lojas, o catálogo é mais extenso e o cliente pode encontrar maior variedade em um só lugar, e por isso é um modelo de negócio tão atrativo. Quando a plataforma é boa, sua navegabilidade e usabilidade irão ser um diferencial tanto para os lojistas quanto para quem está comprando.

Gestão do Marketplace

Caso você esteja pensando em ter um Marketplace, você terá algumas responsabilidades a mais que um lojista comum. A propaganda ficará por sua conta, talvez você tenha que gerenciar também blogs para fazer essa divulgação, redes sociais, e tudo mais o que você puder fazer para aumentar as vendas em sua plataforma, afinal quanto mais os lojistas que estiverem anunciando no seu Marketplace venderem, mas comissão você ganha.

Se você entrou agora nesse negócio, talvez o mais interessante seja focar em um nicho. Isso é melhor para atrair lojistas, clientes, para ranquear no Google, para fazer a divulgação do seu negócio e para crescer. Se seu Marketplace chegar a proporção que você deseja, aí você pode começar a expandir seu catálogo começando por nichos parecidos ou relacionados com o que você já estiver trabalhando.

Vantagens do Marketplace

Como já citamos acima, a principal vantagem é ter tudo em um só lugar. Mas essa não é a única vantagem e não é só o comprador que leva vantagem. Para os lojistas, a colaboração entre os próprios lojistas e o administrador do Marketplace é a melhor parte, já que, quando um divulga o site, está divulgando para todos os outros e com isso as vendas crescem para todos.

Vai dizer que você nunca foi a um shopping pensando em comprar uma coisa e acabou comprando outras também em outras lojas? Pois é, no Marketplace isso também acontece.

Comprar em um Marketplace também é muito mais seguro, porque, no geral, o Marketplace já tem uma reputação no mercado e não quer manchar, com isso, ele só aceita vendedores que são comprometidos com o negócio. Se o vendedor atrasa a entrega, trata mal o cliente ou oferece produtos de qualidade baixa e o cliente reclama, ou o vendedor tem que devolver o dinheiro ou ele é excluído da plataforma.

Se você quer ter um Marketplace e não sabe por onde começar, basta acessar nosso site www.kirznerdobrasil.com.br ou ligar para 0800 591 2170 e falar com um dos nossos consultores, nós podemos te ajudar.

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