Já pensou em ser o criador de um novo Marketplace de sucesso?

Se você acha que criar um Marketplace é difícil, você acertou. Mas adivinha, não é fácil criar nenhum tipo de empresa e muito menos mantê-la e fazer dela uma empresa de sucesso, sendo ela virtual ou física.

Mas lembre-se, quanto mais difícil, menos pessoas se dispõem a fazer e os poucos que fazem saem ganhando. Vemos exemplos claros no nosso dia a dia disso, como o Uber, o Mercado Livre, a Airbnb, entre outras. Todas essas empresas são pioneiras nos seus nichos de negócio e mordem as maiores fatias desse mercado mesmo hoje depois de outras empresas parecidas terem surgido.

Se você também quer morder um pedaço dessa fatia e sonha em criar um marketplace de sucesso, o post de hoje é mais que um post, é um tutorial que vai te dar um passo a passo de como fazer isso.

Passo a passo para criar um Marketplace de sucesso

  1. Pesquisa de mercado

Qualquer negócio que se preze precisa começar por um planejamento e esse planejamento começa por uma pesquisa de mercado. Você precisa conhecer o máximo sobre o mercado o qual pretende explorar. Mesmo que você já conheça o negócio, conhecer os detalhes do negócio “no on-line” é muito importante.

Cada etapa é importante. Entenda como é feito o pedido, a venda, o pagamento, bem como o mesmo processo com seus fornecedores. Estude mesmo o seu negócio, e não pare até conseguir responder sem titubear o tamanho do mercado, qual o público que você vai começar a atender, se há tendência de aumento do mercado on-line para esse negócio, entre outras questões importantes para o seu negócio.

Para conseguir responder todas essas perguntas, recorra ao Google, portais cujas fontes sejam confiáveis, e até mesmo a órgãos, associações, sindicatos, empresas de pesquisa ou qualquer outra instituição que seja imparcial em relação às informações.

O Google também traz informações importantes a partir de suas ferramentas de tendência e planejador de palavras chave, conhecidas respectivamente como Google Trends e Google Adwords Keyword Planner.

A partir delas é possível avaliar a tendência de uma palavra-chave bem como seu volume de buscas, concorrência e até mesmo do valor da palavra-chave. Fazendo uma análise de todas essas variáveis é possível mensurar o tamanho do mercado no qual você está intencionando a explorar.

  1. Quem vai vender no seu Marketplace?

O exemplo mais fácil para entender é o Mercado Livre, na plataforma há vários vendedores e são eles que fazem o negócio. Você precisa selecionar vendedores sérios para sua plataforma, caso contrário ela estará fadada ao fracasso.

Outro exemplo claro é o Uber. Quem faz a plataforma são os motoristas e por isso os critérios de avaliação são tão rígidos. De tempos em tempos, os motoristas com as piores avaliações são retirados para que a qualidade do aplicativo esteja sempre boa para os clientes.

Agora que você já entendeu quem vai vender pra você, já pode identificar as principais necessidades que essas pessoas possam vir a ter no seu negócio. Baseando-se nisso, você poderá montar o seu negócio para contornar todos os possíveis problemas e atender a todas as prováveis necessidades que seu vendedor possa vir a ter.

Além de identificar os vendedores e suas necessidades, quando se está começando um Marketplace o ideal é focar em alguns produtos específicos e só depois de se estabelecer no mercado expandir o mix.

  1. Quem vai comprar no seu Marketplace?

Apesar da importância dos seus vendedores, quem vai colocar dinheiro no seu negócio serão os compradores. Pra quem você quer vender? E se sua resposta for “pra todo mundo” é melhor você repensar seus conceitos, afinal, há uma frase famosa que diz “pra quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve” e se nós estamos aqui é porque você não quer qualquer caminho, não é verdade?

Sempre procure começar com uma experiência que você já tem. Se você já tem uma loja física, que tal explorar esse mesmo público oferecendo a experiência online? Se você tem uma loja de eletrônicos ou um petshop, por exemplo, que tal dar a opção para seus clientes comprarem online?

No caso do petshop, imagine que você tem vários fornecedores que não são grandes empresas, você pode fazer um Marketplace de sucesso unindo em um só lugar esses fornecedores e dando a opção para seus clientes de comprar online.

É claro que criar um negócio do zero pode ser uma oportunidade muito interessante como foi o caso do Uber e do Airbnb, mas não é toda hora que surgem oportunidades de negócio e ideias assim do nada. Encontrar compradores também pode ser uma tarefa não tão simples, então onde você acha que pode encontrar pessoas interessadas em seus produtos e serviços? Redes sociais? Fóruns de dúvidas? Plataformas de ensino?

E se seu cliente for uma empresa? Pode parecer mais difícil, mas é mais fácil do que parece, afinal, as empresas já possuem um orçamento específico para aquele produto ou serviço, se você oferece uma opção mais em conta ou uma opção online que facilite a vida da empresa, pode conseguir um cliente fiel.

  1. Como fazer dinheiro com Marketplace?

Não se iluda achando que não cobrar desde o início pode atrair mais vendedores para o seu Marketplace. Infelizmente essa estratégia atrai qualquer um, inclusive vendedores de ocasião que não se comprometem com o negócio. Teste a cobrança desde o início, a dúvida então é: como cobrar?

Existem várias opções:

  • Comissão por venda: a cada venda ou contratação do seu vendedor dentro do seu Marketplace você fica com uma parte. Esse valor é combinado no início e pode variar de acordo com o que você oferece de benefício para seus usuários. Normalmente esse valor gira entre 10% e 30% sobre o valor da venda ou contrato. Esse valor é repassado a você no momento do pagamento, já que o Marketplace é responsável pela intermediação do pagamento.
  • Valor mensal: esse valor é combinado com os vendedores ou prestadores de serviços que anunciam no seu Marketplace e também varia de acordo com o que você oferece de benefício.

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