Cotação do dólar em loja Magento

A globalização das lojas Magento é uma realidade e se sua loja tiver clientes fora do Brasil, é possível configurar outros idiomas no frontend da loja e até mesmo alterar a moeda e o valor dos produtos expostos.

Hoje nós vamos falar sobre o módulo que faz essa cotação e conversão automaticamente para facilitar sua vida e a do cliente na hora das transações.

Há muitas opções, mas você só precisa de algumas

Mesmo que na hora de você instalar o Magento ou o módulo para cotação de moedas haja várias opções de moedas, você provavelmente não vai precisar de todas. A melhor forma de configurar o módulo é escolhendo o menor número possível de moedas, então hoje vamos tratar apenas da cotação do dólar em loja Magento.

Então para configurar isso, você deve acessar: Sistema – Configuração – Avançado – Sistema (moeda). Então você vai escolher na lista apenas as moedas que você precisa, no caso da nossa configuração, o dólar.

Só um preço é exposto

Apesar de ter a cotação do dólar na sua loja Magento, apenas um preço irá aparecer na vitrine, esse preço será na moeda padrão que você vai informar na hora da instalação da sua loja Magento.

Caso você já tenha feito isso e agora queira mudar, você deve ir ao Sistema – Configuração – Geral – Configuração de moedas (opções e moeda). Quando você abrir o campo “Moedas permitidas”, verá as opções, então você escolhe só as opções necessárias. Lembre-se: quanto menos, melhor!

Não se esqueça de que o valor de compra ou pagamento será na moeda base, também configurado por você para o sistema, mas que você pode mudar para cada loja que você tiver.

Assim como a moeda base, a moeda padrão também deve ser configurada por você. Esta última é referente ao que o cliente verá antes de escolher a moeda que ele prefere.

Cotação do dólar em loja Magento

A informação do valor do câmbio deve ser dada por você ao sistema, ou seja, essa atualização precisa ser diária e o caminho é Sistema – Gerenciar moedas – Tarifas. Tanto você pode preencher manualmente quanto pode puxar do serviço Webservicex.

Mas esteja sempre atento ao valor informado, podem ocorrer erros e na hora que o cliente fizer a cotação, o valor informado ser muito maior ou muito menor. Nesse momento o sistema já estará apto a mostrar os valores que o cliente pedir.

Às vezes, você não consegue ver logo de cara essa mudança, basta atualizar a página e o cachê.

Controlando o câmbio

Apesar de atualização precisar ser diária, você não vai precisar fazer isso manualmente diariamente. Então vá em Sistema – Configuração – Geral – Configuração de moedas (Opções de Importação Agendadas).

É tudo muito intuitivo e não tem o que explicar. Você vai habilitar o Webservicex e configurar para a frequência diária e a hora que isso ocorrerá só depende de você. Você deve também informar um e-mail para o caso da cotação automática não ser realizada, assim você será avisado.

Agora você já está apto a oferecer a cotação do dólar na sua loja. Praticidade para você e para o seu cliente. Qualquer dúvida você pode entrar no nosso site www.kirznerdobrasil.com.br e falar com a Kirzner do Brasil, nós teremos o maior prazer em te ajudar.

 

Compartilhar