Calendário para E-Commerce – Quais as melhores datas para vender

Você foi pego de surpresa com datas comerciais nos últimos anos e já quer preparar seu e-commerce para 2020 aproveitar todas as melhores datas para vender e já começar a planejar ações desde agora? Então você está no post certo, nós vamos te ajudar.

Durante o ano inteiro existem datas comerciais que, se forem planejadas com inteligência, serão muito proveitosas e lucrativas. Cada uma tem suas peculiaridades, mas todas têm algo em comum: maiores chances de conversão.

Como me preparar para as melhores datas para vender?

O primeiro passo é conhecer as peculiaridades de cada data e se perguntar:

  • Dá pra lançar um produto novo?
  • Dá pra despachar aquele que está encalhado há algum tempo?
  • Preciso lembrar meu cliente com antecedência?
  • Ofertas de última hora são bem vindas?
  • Preciso fazer encomendas com meus fornecedores com antecedência?
  • Quanto tempo antes preciso começar a preparar a ação?

Essas são algumas perguntas que você precisa se fazer sobre cada uma das melhores datas para vender. Hoje, a Black Friday é uma das datas mais importantes para os e-commerces do mundo inteiro, aqui no Brasil chega a ser mais lucrativa que datas tradicionais como dia das Mães, dia das Crianças e dia dos Namorados. E isso não é difícil de imaginar por que… nem todo mundo tem mãe, nem todo mundo tem filhos, nem todo mundo tem namorado, mas todo mundo tem necessidades próprias e aproveitam as promoções para comprar aquilo que já estão namorando há muito tempo.

Não deixe de planejar bem o seu estoque, não pode faltar os produtos mais procurados, bem como uma boa logística de entrega e recebimento de seus produtos. O Marketing começa a trabalhar muito antes, seu cliente quer o produto na data, mas ele não se planeja para isso, você precisa lembra-lo que está chegando o dia das mães, dos pais e etc.

As melhores datas em cada mês

Esse calendário que montamos vai te ajudar a já pensar desde agora nas ações da sua loja para cada mês e no caso de você ter uma equipe, já poderá prepara-la e destacar parte dela pra cada uma dessas ações.

Janeiro

Não há datas comerciais nacionais em janeiro, apenas alguns feriados estaduais ou municipais. A menos que seu e-commerce seja local ou relativo a turismo, esse mês não é importante, mas é em janeiro que começam os preparativos para as datas importantes do próximo mês.

Fevereiro

Em fevereiro tem o carnaval em 25/2, que pode não parecer uma data comercialmente importante para a maioria dos nichos, mas pode ser explorada por todos eles. Se você trabalha com turismo, não resta dúvidas de como explorar a data, caso contrário, você pode utilizar o tema de carnaval para montar promoções do que ficou encalhado no final do ano.

Você pode mudar as cores do tema, montar uma landing page falando dos produtos que estão em oferta, e se tiver um e-commerce de produtos referentes a Hobbies isso pode ser explorado, como por exemplo: “fuja da badalação do carnaval, vá pescar!” ou “aquele jogo que você não tem tempo de jogar, pode comprar agora que o carnaval tá aí, vai sobrar tempo”, “aproveite os dias de carnaval para fazer agora aquele curso que vai te ajudar a conseguir um novo emprego”.

Março

O dia do Consumidor em 15/3 é aquela data que os clientes só se lembram por causa dos próprios comerciantes que fazem a divulgação. Faça sua parte! Lembre o seu cliente, ofereça ótimas ofertas, essa é a hora de despachar os produtos encalhados.

Abril

O melhor mês para quem trabalha com alimentícios, principalmente para quem trabalha com chocolates, por causa da Páscoa em 12/4, mas se não é o seu caso, não se preocupe, você também vai conseguir vender se você se planejar com antecedência.

As melhores datas do Calendário para Ecommerce não são apenas para alguns nichos, são para todo mundo, então, assim como no carnaval, aproveite o tema, aproveite o feriadão que seu cliente vai viajar ou ficar livre.

Maio

Mês com uma das datas mais importantes para o e-commerce: dia das Mães em 10/5. Seu cliente quer o produto em mãos antes da data, então com mais de um mês de antecedência comece a lembra-lo e a oferecer ótimas opções de produtos de dia das mães.

Junho

Dia dos namorados em 12/6 também rende ótimas conversões, as pessoas não costumam esquecer, mas acabam deixando para cima da hora. Faça sua ação com antecedência assim como no dia das mães.

A festa junina também é um bom tema para ajudar no marketing e entra pelo mês de julho, já que na maioria do país é quando acontecem as férias escolares.

Julho

Além das férias escolares, tem o dia do amigo em 20/7. Explore o tema das festas juninas e julinas e lance produtos.

Agosto

Dia dos pais em 9/8 não é tão forte quanto o dia das mães ainda, mas isso está mudando e os pais estão ganhando seu espaço. Lembre o seu cliente com antecedência.

Setembro

Feriado da independência do Brasil em 7/9, que o comércio está chamando de Semana do Brasil e logo na semana seguinte tem o dia do cliente em 15/9 que você precisa planejar com antecedência para oferecer ótimos preços.

Outubro

Quem não tem filho tem sobrinho, neto, afilhado, ou uma criança querida por perto. Essa é uma data que dá para apelar, o que o pai ou a mãe não paga para ele, paga para o filho, sem pena de colocar a mão no bolso.

Lance um produto e divulgue muito, use muitas cores, comece a falar um mês antes para ganhar seu cliente pelo marketing. O dia das crianças em 12/10 é uma das melhores datas para o mercado on line.

O Halloween também vem sendo bastante explorado aqui no Brasil nos últimos anos, acontece no dia 31/10 e é um ótimo tema decorativo para promoções.

Novembro

O mês mais importante para os e-commerces é o da Black Friday, os consumidores estão cada vez mais ligados em fraudes então não se arrisque, se planeje com antecedência para oferecer promoções reais para seus clientes, muitos deles vão comprar os presentes de Natal já nesse dia 27/11 para garantir preço baixo.

Na sequência vem o Cyber Monday, ainda pouco conhecido, mas utilizado para despachar os produtos encalhados na Black Friday.

Dezembro

O Natal é sua chance de fechar o ano com chave de ouro.

Se ainda tiver dúvidas de como montar suas ações durante todo o ano, a Kirzner do Brasil te ajuda a fazer esse calendário render. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e fale com a gente, nós podemos te ajudar.

 

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