Fim da vida útil do Magento 1

Nós que trabalhamos com e-commerce, estamos falando da nova versão do Magento há mais ou menos uns cinco anos, o que muda no post de hoje é que agora temos prazo. Isso mesmo, quem ainda não realizou a migração do Magento 1 para o Magento 2, não pode mais esperar. E hoje vamos falar todos os detalhes, como data para o fim, como proceder e o que acontece se você não fizer essa migração a tempo.

Sempre lembrando que nós da Kirzner do Brasil estamos aqui para te ajudar, caso você não saiba muito bem como realizar essa migração ou não tenha tempo ou equipe para se dedicar a isso. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e deixe sua migração com a gente.

Até quando devo migrar para o Magento 2.0?

A Magento, empresa da Adobe, lançou a segunda versão da plataforma Magento em novembro de 2015 e bem antes disso virou notícia, afinal, em pouco tempo a primeira versão ficou famosa no mundo inteiro e se tornou a plataforma para e-commerce mais utilizada no mundo.

Quase 5 anos depois, a Magento anuncia o fim da vida útil da primeira versão de sua plataforma com data para 30 de junho de 2020, isso mesmo, para daqui a um mês. E esse fim é para todas as versões da plataforma Magento 1.x, incluindo as edições Open Source e as Enterprise.

Se você estiver usando ainda o Magento 1, acesse www.kirznerdobrasil.com.br e fale com um de nossos consultores, nós realizamos a migração rapidamente para que você não tenha prejuízos.

Como a não migração para o Magento 2 afeta os meus negócios?

Independentemente do nível que esteja a sua loja virtual, você precisa tirar um tempo urgente para realizar a migração de sua plataforma agora mesmo. Assim, você terá tempo para agir caso a migração dê errada de alguma forma.

Caso você não realize a migração antes do prazo limite de 30 de junho de 2020, você estará colocando em risco toda a sua loja, já que os aplicativos e softwares que hoje rodam na plataforma não terão mais suporte.

As principais consequências imediatas são:

  • Não atender mais aos pré-requisitos de segurança da Magento, deixando por sua conta e risco quaisquer invasões ou ataques que a sua loja venha a sofrer;
  • A instabilidade do seu site fica comprometida já que não serão mais criados códigos e correções de segurança para nenhuma aplicação do Magento 1;
  • Alguns serviços da sua loja deixaram de funcionar e não será possível corrigir, apenas excluir o serviço.
  • Plug-ins e extensões se tornarão inúteis ou indisponíveis;

Como realizar a migração para o Magento 2?

Migrar toda a sua loja de uma plataforma para a outra não é algo tão simples. Então, deixar para a última hora é muito arriscado. Principalmente porque muitos lojistas irão fazer isso e provavelmente congestionar o sistema da Magento com downloads e acessos ao site que impossibilitarão a migração.

Antes de realizar a migração, você deve escolher a edição que se adequa melhor ao seu negócio, entre elas você encontra:

  • Magento 2 Open Source: versão gratuita com código aberto na qual você não conta com suporte técnico. Se você possui um negócio pequeno, essa é a edição mais indicada. Já que gerenciamento de contas, ranqueamento e outros recursos talvez não sejam tão cruciais para o seu negócio nesse momento.
  • Magento Commerce 2: versão em que seu site fica hospedado na nuvem e que possui suporte técnico. Médias e grandes empresas terão muitos benefícios ao adquirirem essa edição. Porque inclui serviços para gestão, marketing, administração, estratégias de inteligência de mercado, B2B, entre outros.

Se planeje para a migração do seu Magento

Como já citamos acima, a migração da versão do Magento 1.x para o Magento 2.x não é tão simples, e alguns pontos precisam ser levados em consideração. Por exemplo, o tema que você utiliza tem no Magento 2? E os módulos? Se você não sabe como verificar isso, acesse www.kirznerdobrasil.com.br e peça uma consultoria, nós iremos te ajudar.

Caso você já tenha identificado que seu tema não está no Magento 2, talvez não dê mais tempo de mudar. Seria interessante avaliar uma mudança de tema. Mas esse não é o único ponto a ser levado em consideração no seu planejamento para migração. É preciso avaliar qual o melhor dia e hora, aquele momento que vai causar menos impacto para o seu negócio.

Essa informação você consegue no seu gráfico de tráfego. Através desse gráfico, você consegue saber o horário que normalmente seu site não recebe acessos ou recebe poucos, bem como o dia da semana de melhor fluxo.

E a sua hospedagem, suporta o Magento 2? Se não suportar, a Kirzner do Brasil te oferece uma hospedagem que suporte. Lembre-se que com o Magento 2, as chances do seu tráfego aumentar são altíssimas, sua loja está preparada?

Como migrar para o Magento 2

Se você já viu que realmente é sério e vai migrar, aqui vão algumas dicas:

  • Cria uma instalação nova do Magento 2: antes de encerrar sua instalação do Magento 1, você precisa criar a nova e subir seu banco de dados;
  • Instale seus módulos: os módulos que você precisa devem ser instalados previamente. Verifique se os que você já usava antes existem para a segunda versão, e instale-os;
  • Utilize a ferramenta de migração da Magento: a própria empresa oferece uma ferramenta de migração. Depois de instalá-la, veja se é possível acessar seu banco de dados a partir das suas duas instalações, a antiga e a nova. Se conseguir é porque está tudo ok.
  • Pare tudo: se você tiver atividades agendadas ou alguma atividade em andamento no painel do admin, pare. E realize a migração

Mas lembre-se: não é tudo feito automaticamente na migração não. Você precisa dar seus toques finais e é nesse momento que você tem que rever toda a sua loja; e eliminar o que for lixo, o que não estiver agregando nada.

Realize testes no seu Magento 2

Se conseguiu realizar a migração, é hora de fazer testes. Faça todos os que achar importante para avaliar se sua loja está funcionando corretamente. E se precisar de uma empresa especializada para te ajudar na migração ou no gerenciamento da sua loja online, acesse www.kirznerdobrasil.com.br.

Compartilhar