Conflitos entre módulos

O número de módulos Magento é tão variado que você descobre a cada dia uma nova necessidade e vai instalando conforme vai descobrindo… a maioria é gratuito então não tem a questão do prejuízo, caso o módulo não seja tão útil quanto você imaginava… mas o problema vai muito além disso.

Existem módulos Magento que são incompatíveis entre si e você acaba tendo problemas na sua loja sem entender muito bem o porquê… quando vai analisar descobre que o que aconteceu foi um conflito entre os módulos, seus códigos-fonte são incompatíveis.

Esse problema é muito comum, por isso decidimos fazer um post para te ajudar a corrigir e a evitar esse problema.

Os principais conflitos de módulos Magento

Existem arquivos no núcleo do Magento que não devem ser alterados, caso sejam só podem ser substituídos uma vez. Alguns módulos reescrevem, ou seja, substituem alguns desses arquivos, então quando você instala outro módulo que também faz isso, acontece o conflito.

Além do mau funcionamento do módulo, travamentos podem acontecer na sua loja, bem como inativações de opções. Para contornar isso, procure escolher módulos que não reescrevam arquivos do núcleo do Magento. Caso você não saiba como identificar isso, a Kirzner do Brasil pode te dar a orientação correta.

Se isso acontece, porque os módulos são feitos assim?

O Magento tem como característica principal o fato de ser customizável, por isso os módulos são inúmeros e têm funções também inúmeras. Quando o núcleo é bem básico isso funciona bem, alguns classes sempre sofrem alterações pelos módulos, entre elas podemos citar checkout/cart, Sales/quote ou checkout/type_onepage.

Os lojistas brasileiros se deparam com um obstáculo a mais… nós tempos impostos diferentes de qualquer lugar do mundo… nossos parcelamentos também são incomuns em outros lugares do mundo e aqui diferenciamos pessoas físicas de jurídicas… para que nossas lojas Magento funcionem bem, os próprios lojistas foram criando módulos que reescrevem arquivos dos núcleos sem se preocupar com futuras incompatibilidades… mas não podemos culpá-los, estamos falando de lojistas e não de programadores profissionais.

 

Excesso de módulos Magento

Se você instala módulos em excesso, pode se deparar com os mais variados problemas como um dos módulos não funcionar da forma adequada, sua loja demorar muito a carregar, queda na performance e com isso até vendas você pode acabar perdendo.

Não se esqueça que sua loja fica mais vulnerável a ataques de pessoas maldosas, assim, a segurança acabará deixando a desejar.

Para evitar isso tudo, você pode instalar um módulo que detecta esses conflitos e te ajuda a corrigi-los. Mas antes de instalar qualquer modulo Magento, não deixe de se perguntar se ele é de fato importante para sua loja, se ele tem a ver com a estratégia que você está utilizando, se a fonte do módulo é confiável, se é possível tirar dúvidas e buscar suporte no caso de algum problema, entre outros questionamentos.

Caso você continue tendo problemas com esses conflitos, entre no nosso site www.kirznerdobrasil.com.br e fale com a Kirzner do Brasil. Nós temos os profissionais mais qualificados do mercado para resolver esses problemas e com o melhor custo benefício.

Compartilhar