O que é Magento? Conheça a plataforma e entenda como ela funciona!

Você está pensando em fazer uma loja virtual? Então, não deixe de saber o que é Magento. A plataforma é utilizada por grandes empresas como SaraivaNike e Adidas. Se essas marcas se interessaram por esse sistema, por que você não gostaria dele?

No post de hoje você terá todas as informações necessárias para se convencer de vez que o Magento é a melhor opção para você criar seu e-commerce agora mesmo. Você verá um pouco da história da aplicação e quais são suas principais vantagens.

Está pronto para tomar sua decisão? Venha com a gente!

O que é Magento?

Magento é a plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo. Dessa forma, muitas pessoas só se lembram dele quando pensam em lojas virtuais. E isso não é exagero, visto que mais de 240 mil empresas escolheram essa ferramenta.

Você sabe, porém, o que é uma plataforma de e-commerce? É o que permite que um site de vendas funcione em sua plenitude, com serviços de:

  • cadastro de itens;
  • inclusão e alteração de preços;
  • controle de promoções e estoque;
  • inserção de meios de pagamento como crédito e boleto;
  • envio de pedidos;
  • criação de relatórios.

Tudo isso é permitido no Magento, que foi criado em 2008 e se chamava Magento Community. O principal diferencial da versão era a grande possibilidade de customização. Desde aquele ano, o sistema recebeu diversas reformulações, até que em novembro de 2015 o Magento 2.0 foi anunciado. A versão tem recebido diversos elogios, porém a mais utilizada ainda é a 1.9.

Para grandes empresas, ainda há o Magento Enterprise. Embora tenha as mesmas funções do Magento Community, ele otimiza as principais rotinas para que grandes instituições, como Samsung e Nike, tenham maior facilidade para gerenciar grandes volumes de transações e produtos.

Quais são suas características?

A ferramenta permite que você gerencie seu negócio completamente. Veja algumas das características da plataforma:

  • análise robusta (com integração ao Google Analytics);
  • relatórios completos (como de itens, vendas, tags e usuários);
  • boa experiência de navegação nos produtos (permite inserção de várias imagens, dar zoom, ver estoque, etc);
  • sistema de catálogo completo (como filtragem de produtos, itens recentemente vistos e relacionados);
  • serviços para os clientes (status de pedidos, inserção de vários endereços de entrega, comentários e newsletter);
  • gestão de pagamentos (aceita getways de diversas operadoras de cartão de crédito, além de outros métodos);
  • envio (integrado com os correios em tempo real, possibilita descontos e frete gratuito);
  • gerenciamento de site (suporta múltiplas moedas, possui sistema para gerenciar o conteúdo das suas páginas).

Módulos

Módulos são arquivos programados para que sua plataforma tenha ainda mais funcionalidades disponíveis. Dependendo da necessidade, será necessário contratar uma equipe técnica para desenvolvê-lo. Porém, como o Magento possui muitos desenvolvedores que criam módulos gratuitamente. Assim, mesmo que você não possa investir agora, terá como implementar as funções desejadas.

Veja algumas das novas funções que você pode adicionar ao sistema:

  • getways de pagamento (com eles, é possível que todo o processo seja feito em seu site, sem transferir o usuário para outros sites);
  • cálculo de frete (possibilita calcular o frete na página do produto e não no checkout);
  • inserção de banners (auxilia o uso de banners em seu site, seja para divulgar seus itens ou ações publicitárias);
  • compartilhar nas redes sociais (permite que seus clientes possam compartilhar os produtos nas redes sociais);
  • login Social (auxilia os usuários a fazerem o cadastro facilmente utilizando os dados de suas redes sociais);
  • depoimentos (possibilita que os compradores gravem vídeos para mostrar sua satisfação ou problemas que tiveram com os produtos na página do item);
  • chat (insere o mecanismo de comunicação entre os usuários e o suporte da loja, como acontece com os chats corporativos);
  • newsletter (envia e-mail para os interessados com promoções e novidades);
  • afiliados (fornece um porcentual de vendas para quem desejar divulgar a loja);
  • análise de dados (faz completa integração com ferramentas como Google Analytics).

Como funciona?

A plataforma utiliza a linguagem de programação PHP para funcionar (como o WordPress, por exemplo), além de um serviço de banco de dados para armazenar as informações da loja. 

Para isso, é necessário que a empresa contrate um provedor de hospedagem, que faz com que todo o sistema funcione em conjunto. Como o Magento é robusto, exigirá muitos recursos do servidor. Por isso, para que seu sistema fique sempre disponível para os usuários e sem erros, é importante escolher um bom plano de hospedagem.

Por que você deve utilizar o Magento?

Depois de entender o que é o Magento e como ele funciona, você já teve motivos suficientes para utilizá-lo. Se você ainda tem alguma dúvida, veja ainda mais benefícios para você escolhê-lo

Funcionalidade responsiva

Um site responsivo é importante para que sua loja virtual venda bem. Como muitos usuários já fazem compras por dispositivos móveis, é necessário que as suas páginas e procedimentos de cadastro e vendas estejam totalmente funcionais em smartphones e tablets.

Ferramentas avançadas de SEO

SEO (Search Engine Optimization) são estratégias de otimização para que suas páginas obtenham boas colocações nos motores de busca. No Magento, será mais fácil fazer com que seus produtos sejam encontrados no Google. Para isso, não use técnicas de Black Hat.

Algumas funções úteis são:

  • links amigáveis;
  • otimização de imagens;
  • possibilidade de inserção de descrição e palavras-chave;
  • módulos para dinamizar o conteúdo de pesquisa.

Ótimo Suporte

Além do auxílio da comunidade de usuários e técnicos, você pode contratar o serviço do suporte especializado da empresa, feito para atender suas demandas. Há possibilidade de pagamento único por serviço ou mensal. Independentemente da forma escolhida, você saberá que haverá profissionais qualificados para ajudar seu negócio.

Integração Simplificada

É possível integrar a plataforma a diversos sistemas, seja de Marketing como o RD Studio ou os que você precisa para emitir notas fiscais. Tudo isso com facilidade e rapidez.

Fácil Utilização

Por fim, uma grande vantagem desse sistema de vendas é ser de fácil utilização. Isso significa que poucos cliques são necessários para que você aprenda a utilizar o sistema. Sendo assim, você mesmo poderá operar seu e-commerce.

Você viu os grandes motivos para escolher uma plataforma que já tem muito tempo de mercado e com grande comunidade para desenvolver novas funcionalidades e dar o suporte adequado para sua empresa.

Embora o sistema seja fácil de usar, contar com uma empresa para ajudá-lo a montar seu negócio é fundamental. Dessa maneira, você terá todo apoio necessário para que sua loja cresça com qualidade e supere as crises e problemas que possam acontecer.

Você entendeu o que é Magento? Sendo assim, entre em contato agora mesmo com a Kirzner do Brasil e nossos consultores mostrarão como você poderá aumentar seus lucros com e-commerce. Esperamos por você!

Compartilhar