Indústria 4.0, o que é e como ela vai afetar sua vida

O que é a Indústria 4.0? Qual o impacto dela no mundo? Como ela vai afetar sua vida? O que você precisa saber pra tirar proveito dessa nova conjectura? Se você quer a resposta para todas essas perguntas, acompanhe nosso post porque hoje vamos falar tudo sobre esse assunto polêmico.

Há 4 grandes marcos na indústria até hoje chamados Revolução Industrial e a Indústria 4.0 nada mais é que a quarta revolução industrial e ela tem a ver com as inovações tecnológicas e automação, tudo hoje é automatizado e está conectado à internet. A Internet das coisas como é chamada essa conexão de aparelhos que antes não se conectavam a internet como aparelhos de TV, relógios, e até geladeiras, junto com a Internet dos Serviços e os Sistemas Cyber-Físicos vão se tornar cada vez mais comuns e eficientes, além disso eles serão totalmente customizáveis e autônomos.

As fábricas estão ficando mais inteligentes, as formas de produção consequentemente também, tais mudanças serão sentidas em quase todos os setores do mercado.

Como surgiu a Indústria 4.0?

Apesar de o termo Indústria 4.0 ser bastante novo para a maioria das pessoas, ele foi usado a primeira vez já tem quase dez anos em 2011 e logo no ano seguinte foi apresentado um relatório para que o Governo Alemão, de onde se originou o projeto, planejasse sua implantação.

Resumindo, a Indústria 4.0 se trata de conexão de máquinas e sistemas que serão ligados em redes para sejam controlados remotamente e funcionarão em sua maioria de forma autônoma. As próprias fábricas agendarão suas manutenções, bem como serão capazes de prever e prevenir falhas em seus processos e se adaptar rapidamente às mudanças requisitadas e também àquelas não planejadas.

Os princípios da Indústria 4.0

Para qualquer coisa funcionar são necessários princípios básicos que descreveremos abaixo:

  1. Tempo real: sua capacidade de operação será em tempo real, praticamente um controle remoto das máquinas.
  2. Descentralização: não haverá um controle único partindo de um só local ou responsável, haverá um sistema que não será unilateral, as máquinas vão receber comandos, mas também vão dar informações sobre o trabalho, assim o aprimoramento será constante.
  3. Virtualização: assim como é possível virtualizar um computador para simular ações, a indústria 4.0 também contará com cópias virtuais das fábricas para que seja possível a realização dos mais variados testes.
  4. Modularidade: tudo será adequado instantaneamente à demanda e módulos poderão ser removidos e acoplados em outras partes do sistema de produção para que as máquinas sejam aproveitadas de várias formas.
  5. Serviços orientados: através da Internet dos serviços, arquiteturas de software orientarão os serviços.

Os Pilares da indústria 4.0

Assim como os princípios, os pilares também são muito importantes, eles são o alicerce para que a base seja forte e tudo o que venha a ser criado na Indústria 4.0 funcione da melhor forma possível. Esses pilares são:

 

  • Big Data: é o tratamento das informações que engloba a busca delas, a análise bem como todo o gerenciamento. A tecnologia de Big Data inclui Conexão, Cloud, Cyber, Conteúdo, Comunidade e Customização, os famosos 6Cs. A conexão se refere à rede industrial, aos sensores e ao controlador lógico programável (CLP). Já o Cloud é uma tecnologia que já vem sendo usada há tempo. É a nuvem onde ficarão as informações sem que seja necessário guardar as informações localmente. Quando falamos de Cyber estamos nos referindo a memória e modelo. O ‘C’ de comunidade tem a ver com o compartilhamento e a customização, como já sabemos, será relativo a personalização dos processos e valores.
  • IoT: Internet of Things que significa Internet das Coisas. Basicamente é a conexão de objetos físicos entre si e com o ambiente. Essas “coisas” fornecem dados que transformam a Indústria 4.0 em um sistema de mão dupla. Esses sistemas são chamados de cyber-físicos por terem sensores e também atuam na transmissão de informação.
  • Segurança dos dados: está havendo um grande investimento para que não haja falhas de transmissão na interface máquina-máquina e para proteger as informações que serão trocadas, inclusive o conhecimento da empresa que será colocado nos arquivos que rodarão nessas máquinas.
  • Tecnologias auxiliares: além das principais tecnologias utilizadas que foram citadas acima, temos aquelas que irão auxiliar o processo e com isso descentralizar a rede dos sensores que transmitem e recebem as informações. Essas tecnologias são a RFID e os módulos IO-Link. Suas conexões são diretas alternando entre baixo e alto nível com IP próprio.

Com toda essa estrutura e avanço tecnológico, a tendência é que as indústrias se adequem a esse novo conceito e se tornem mais eficientes a partir da autonomia.

Qual impacto a Indústria 4.0 terá na sua vida?

Todo o mercado será afetado, e consequentemente sua vida também. Surgirão novos modelos de negócios, e outros desaparecerão. Sendo assim, você terá que estar o tempo inteiro antenado nas novas tendências para não ser pego de surpresa por uma queda abrupta nos rendimentos da sua empresa.

O público se tornará mais exigente, haverá mais customização, como as fábricas na Indústria 4.0 funcionarão de forma autônoma, isso será feito de forma mais rápida e segura, sendo um ponto também muito explorado a questão da segurança da tecnologia da informação. Será preciso que a produção e a interface máquina-máquina sejam seguras. Uma empresa não irá aderir à quarta revolução industrial se não estiver certa de que seu know-how não irá vazar para a concorrência.

A tecnologia da informação é um mercado que irá crescer mais e mais com a Indústria 4.0, sendo assim, se você quer se tornar um profissional mais atraente, estude algo da área, se quer ter um negócio mais atraente e que será rentável nos próximos anos, invista em conhecimento em T.I.

Empresa especialista em tecnologia para negócios

Se você quer sair na frente tornando sua empresa mais moderna e adaptada às novas tecnologias, precisa ter uma parceira que tenha o conhecimento para isso e a Kirzner do Brasil será a sua parceira. Acesse www.kirznerdobrasil.com.br e veja tudo o que temos para te oferecer para que sua empresa esteja cada vez mais perto da Indústria 4.0.

 

Compartilhar