Abandono de carrinho: 5 dicas para diminuir essa taxa

A taxa de abandono de carrinho refere-se a clientes que desejam fazer a compra, mas que por algum motivo desistiram. Só você e sua equipe sabem quanto tempo e dinheiro foram investidos para que os usuários fossem atraídos até à sua página. Alguns problemas, porém, têm feito com que as compras não sejam concretizadas e o investimento não seja retornado para você.

Para ajudá-lo, no post de hoje você verá qual é a importância de fazer uma análise detalhada da taxa de abandono, além de 5 dicas essenciais para você evitar esse fenômeno.

Pronto para aumentar suas vendas? Boa leitura!

A importância de analisar a taxa de abandono

É interessante você entender quanto o seu negócio tem deixado de faturar e, principalmente, quais motivos tem levado seus usuários a desistirem de comprar.

Pesquisa realizada pela empresa Seewhy mostra que:

  • 61% dos abandonos estão ligados a custos não esperados, como de frete;
  • 35% esbarram na obrigatoriedade de criar uma conta para efetuar o pagamento;
  • 27% param o processo em pagamentos muito longos ou complicados;
  • 22% fecham a página depois de se depararem com algum erro;
  • 16% desistem ao verem que o prazo de entrega é muito longo.

A partir dos dados acima, você pode investigar como sua página tem lidado com esses pontos e solucionar possíveis problemas que estão limitando seu número de vendas. Sendo assim, não subestime essa métrica, haja vista que, com ela, será mais fácil ajudar seu cliente a finalizar a compra.

Além disso, os clientes que abandonam o carrinho absorvem o investimento em campanhas de marketing, mas ficam no quase. Por isso, é preciso evitar que seus consumidores não concretizem a compra, pois além de perder o valor da aquisição, você perderá o montante gasto para atraí-lo.

Como a diminuição desse indicador pode melhorar as receitas da empresa

Você já imaginou que se todas as intenções de vendas fossem concretizadas sua empresa poderia estar em outro patamar? Você pode até imaginar que necessitará de muito trabalho para reverter essa situação, porém, ações muito simples podem ajudá-lo a resolver o problema.

Pense um minuto: você conseguiu atrair o internauta e também tinha uma oferta atrativa para ele. Sendo assim, você atingiu muitos passos difíceis. Agora, cabe a você descobrir quais são as falhas que têm dificultado que a venda seja concretizada.

Veja agora alguns fatores que serão úteis para você.

5 dicas para resolver o problema

Quando seu cliente coloca produtos no carrinho, ele está a um passo de concluir a compra e a outro de fechar o navegador e desistir. Desse modo, qualquer detalhe pode fazer total diferença. Há algumas dicas simples que podem ajudá-lo a concretizar mais vendas. Veja as principais soluções que preparamos para você.

1. Adaptar o site e o checkout para dispositivos móveis

Lojas virtuais normalmente pedem que o usuário insira uma série de informações. Por isso, é essencial que as páginas estejam completamente adaptadas aos vários tipos de tela, como os dispositivos móveis.

Caso sua página não seja responsiva, o cliente poderá deixar para efetuar a compra quando chegar em casa ou estiver frente a um computador. Quantas coisas, porém, acontecem entre esses dois momentos? 

Embora ele realmente possa lembrar de concluir a aquisição, talvez ele simplesmente desista disso ou a tenha feito em uma loja física. Por isso, é interessante incentivar que o término da aquisição aconteça no momento em que ela se iniciou.

2. Disponibilizar várias formas de pagamento diferentes

O consumidor estava pronto para efetuar a compra quando viu que sua plataforma de e-commerce aceitava apenas transferência bancária. Além de querer dividir em seu cartão de crédito, o usuário fica um pouco receoso de pagar à vista e depois não receber a mercadoria. Por isso, ele acaba desistindo do produto.

Embora o caso acima tenha sido apenas um exemplo didático, essa situação acontece rotineiramente nas lojas virtuais. Por isso, proporcione os mais variados tipos de pagamento para evitar que o cliente desista do item na hora de saldar.

3. Simplificar ao máximo o cadastro no site

Além de ser chato, preencher muitos campos de cadastro levam os consumidores a algumas dúvidas quanto à integridade do site. Eles se perguntam para que o sistema precisa de tantas informações. Para piorar, talvez eles não estejam com algum documento disponível e, por isso, não concretizem a aquisição.

Sendo assim, peça apenas os dados necessários dos seus clientes. Se existir outro dado importante, peça, de forma voluntária, via e-mail marketing, incentivando-o com promoções ou cupons de desconto. Quanto menos informações forem necessárias, maior é a chance de conclusão do processo.

4. Facilitar o frete do cliente

De todos os pontos presentes, talvez esse seja o mais complicado de ser implementado. O maior motivo para isso está na maior empresa de entregas do Brasil: os Correios. Dependendo do produto vendido, o frete pode ter um valor muito alto para o consumidor, que acaba desistindo de fechar a venda.

Por isso, investigue quanto seus clientes estão pagando para que você envie seus produtos. Caso o cliente tenha de pagar muito caro, procure novas formas de transportá-los, como transportadoras ou mesmo negociação direta com os Correios.

5. Utilizar remarketing

Algumas vezes o usuário encontrou algum problema que não o permitiu de concluir a transação, em outras, ele apenas desejou esperar mais um pouco. Independentemente do que seja,  é possível reaver a venda utilizando remarketing.

Essa é uma técnica em que você relembrará o cliente do produto que ele viu em seu e-commerce em algum momento próximo. Essa é uma forma interessante de tentar recuperar os carrinhos perdidos. Para isso, você pode utilizar sistemas de links patrocinados como Google AdWords e Facebook Ads.

Cada dica acima é importante para que você reduza as aquisições não concretizadas. Como nem todas são de fácil implementação (principalmente quanto ao frete), você demorará algum tempo para aplicá-las. Para isso, é essencial estudar os reais problemas de seus clientes.

Uma forma de fazer isso é perguntar diretamente a eles os motivos para abandonar o carrinho. Dessa maneira, você saberá exatamente quais são os problemas e qual a ordem que você tentará solucioná-los.

Outra maneira de resolver o problema de abandono de carrinho é utilizando e-mail marketing. Você sabe o que é e quais são as principais vantagens? Leia agora mesmo como essa estratégia pode melhorar os resultados de sua loja.

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