Vale a pena fazer um e-commerce gratuito?

Tem gente que decide começar uma loja virtual não apenas porque viu a oportunidade, mas porque está desempregado e precisa de uma renda. Nesse caso, a pessoa pode não ter o mínimo pra investir e vê no e-commerce gratuito uma chance de ter essa renda inicial.

Mas o que essas pessoas não sabem é que os e-commerces gratuitos não são totalmente grátis, é preciso normalmente pagar uma taxinha para que seu produto seja exposto e aguardar a venda, além disso, em cima de cada venda você paga um percentual.

Taxas do e-commerce “gratuito”

Para que você entenda melhor como isso funciona, vamos dar um exemplo. Em uma loja virtual que disponibiliza o espaço para que você possa expor seus produtos dentro de uma página do Facebook, você paga um percentual de 2% sobre o valor do produto e ainda os valores da plataforma de pagamento que gira em torno de 3,5% para boleto e débito e 6% para crédito, além de um pequeno valor por cada transação.

Para citar mais um exemplo, existe uma loja de desapego em que as pessoas costumam vender aquilo que não usam mais, se chama Enjoei, nesse caso o valor é mais alto, a taxa chega a 20% do preço do produto, além de ser cobrado R$2,15 pelo anúncio, caso você inclua outros serviços, tudo vai descontando do que você receberia.

No caso do Mercado Livre, o site mais conhecido do Brasil para exposição de produtos, não há uma taxa fixa, varia de acordo com o tipo de anúncio, tipo de exposição do produto, entre outros.

Além de todas essas taxas pagas no “e-commerce gratuito” ainda há a demora para receber o valor do produto vendido, em alguns casos essa demora pode passar de um mês. Cada plataforma gratuita tem seus termos e condições, por isso, para saber se vale a pena fazer um e-commerce gratuito você vai precisar ler com bastante cuidado antes de anunciar ou pode acabar saindo no prejuízo.

Tenha seu próprio e-commerce

Entre ter sua própria loja e fazer um e-commerce gratuito existe um ponto em comum, a venda não vai acontecer da noite para o dia, é preciso estudar bastante, contratar empresas parceiras para te ajudar a utilizar as melhores estratégias e montar uma loja virtual mais atraente.

Vale a pena fazer um e-commerce gratuito quando você não vai utilizar esse trabalho como sua fonte de renda, mas sim como um extra. Para realmente ter um e-commerce como fonte de renda para trabalhar só com isso, é preciso investir tempo e dinheiro em um loja própria, com domínio próprio, módulos de pagamento, frete e etc.

Hoje a plataforma mais utilizada por quem decide montar sua própria loja virtual é o Magento, é uma plataforma open source, ou seja, de código aberto, da qual você pode fazer o download gratuito e também configurar sem pagar nada sua loja. A única desvantagem é que você precisa ter conhecimentos de programação não tão básicos e é apenas por isso que é preciso que uma loja Magento não é gratuita.

Um pequeno investimento inicial vai trazer lucros mais rápidos e consistentes do que fazer um e-commerce gratuito. Fale com a Kirzner do Brasil, nós temos os melhores profissionais do mercado quando o assunto é montar um e-commerce de sucesso. Entre em www.kirznerdobrasil.com.br e confira tudo o que temos para te oferecer.

 

Compartilhar