Quais as melhores plataformas para loja virtual

Abrir um negócio on line não é fácil, mas pode não ser tão difícil se você escolher a plataforma correta e bons parceiros, sua loja virtual pode ser muito rentável. A plataforma é a base e as funcionalidades que ela oferece serão decisivas para o futuro do seu negócio.

A importância de escolher uma boa plataforma se assemelha a importância de definir o plano de negócios, conhecer o público alvo, e até mesmo de escolher o nicho. Caso você já tenha uma loja virtual e ela não está dando o resultado que você deseja, talvez o problema esteja na plataforma.

Se você ainda não sabe qual plataforma escolher, quais as melhores do mercado, qual a melhor para sua loja virtual, acompanhe nosso post e iremos te ajudar nesse escolha tão crucial para o sucesso da sua loja.

Diferença entre as principais plataformas

Como você deve imaginar, com essa infinidade de lojas virtuais há também uma infinidade de plataformas que você pode utilizar, é claro que muitas delas são ótimas e possuem recursos realmente interessantes e que podem te ajudar muito, mas elas têm diferentes recursos que são mais indicados para cada tipo específico de loja.

Vamos falar mais especificamente das grandes com o código aberto que são as mais utilizadas e oferecem a possibilidade de customização, além disso, são as mais utilizadas por nós da Kirzner do Brasil e são as mais pedidas pelos clientes.

  • Magento: comecemos então pela maior em números e mais famosa. Ela já ganhou prêmios e é utilizada por grandes lojas dos mais variados nichos como Saraiva, Nike… mas não pense que só serve para as grandes, nós da Kirzner do Brasil oferecemos o melhor do Magento que sua loja virtual precisar.
  • WooCommerce: Plugin grátis para WordPress, ele é oCMS mais utilizado do mundo. Quem já utiliza o WordPress para blog, pode tentar utilizar esse plugin e ver se funciona bem em seu negócio.
  • OpenCart: fácil e leve… ideal para quem precisa de um site rápido e com gerenciamento de pedidos eficiente oferecendo variadas formas de pagamento. Caso você tenha várias lojas, essa é uma plataforma com suporte para isso, em um único painel você gerencia tudo.
  • PrestaShop: também é uma das mais utilizadas do mundo e mais indicada para quem está começando agora o negócio. Até médias lojas podem se beneficiar dessa plataforma.

Para entender mais das melhores plataformas

Vamos detalhar um pouco mais sobre cada plataforma para que você consiga avaliar qual a melhor no seu caso. Todas elas oferecem o painel de administração bem intuitivo e o início da utilização também é muito fácil, é só instalar, se cadastrar e pronto, a utilização já começa.

Para conseguirmos fazer um comparativo bem interessante utilizamos os seguintes quesitos: Investimento, Quem irá desenvolver, Para quais tamanhos de loja é recomendado, usabilidade, módulos de pagamento, módulos de frete, se é responsivo, qual o idioma utilizado na plataforma e se há integração com redes sociais.

Em relação ao idioma, todas possuem as versões em Inglês e Português, na hora de integrar com as redes sociais, a Prestashop é a única que não integra completamente, mas é possível fazer uma integração parcial.

Todas as plataformas citadas são responsivas e também em todas elas você ou seu programador poderão desenvolver sem grandes dificuldades. Além disso, o custo delas será apenas com o programador, você pode utilizá-las gratuitamente.

Em relação aos tamanhos de lojas para as quais é recomendada cada plataforma, podemos dizer que o Magento é a única indicada para as grandes, mas também pode ser utilizada pelas médias que podem utilizar qualquer uma das plataformas, diferente das pequenas empresas para as quais o Magento não é muito indicado, apenas as outras.

Em relação a usabilidade, as mais fáceis são o Magento e a Prestashop, mas os módulos para pagamento são mais abundantes no Magento com 838 e no Openchart com 864, já na Prestashop encontramos 247 e na WooCommerce 119. Já os módulos de frete são infinitamente mais abundantes no Magento que possui 1940, contra 94 na WooCommerce, 42 da Openchart e 63 da Prestashop.

E agora, qual é a melhor plataforma para meu e-commerce

Como você pôde ver, as plataformas no geral têm as características muito semelhantes, então como você pode utilizar as informações que demos para escolher a melhor plataforma para sua loja virtual?

Você precisará entrar no detalhe de cada contrato das plataformas já que algumas delas taxam as vendas, outras não aceitam atualizações na versão gratuita, algumas podem não permitir certificados de segurança, outras não são compatíveis com navegadores populares como o Chrome ou o Firefox. Não deixe de avaliar também o suporte da plataforma.

Otimização em SEO das melhores plataformas para ecommerce

Colocar sua loja na primeira página do Google deve ser uma meta que você precisa atingir rapidamente. Para isso, a plataforma deve oferecer uma facilidade para otimização em SEO como inclusão de meta tags, links permanentes que possam ser modificados não apenas aqueles gerados automaticamente, bem como a customização das páginas dos produtos.

Algumas plataformas não aceitam a criação de landing pages e também não permitem que se crie um layout responsivo para que a partir de qualquer dispositivo sua loja funcione normalmente.

Plataformas para e-commerce compatíveis com Marketing Digital

Se a plataforma não integrar com o Google Adwords, Google Analytics, Facebook Ads e outros recursos de marketing digital, não é uma plataforma que vai te ajudar a divulgar sua loja da forma mais eficiente. Para finalizar, é interessante entender que há várias formas de utilizar a plataforma como aluguel, venda e código aberto.

Se ainda não conseguiu decidir completamente qual plataforma usar, acesse www.kirznerdobrasil.com.br e converse com um de nossos consultores. Nós somos uma empresa que oferece servidores 360º para sua loja e estamos há mais de 20 anos no ramo. Temos equipes especializadas e oferecemos também hospedagens de sites, servidores dedicados, otimização em SEO, gerenciamento de redes sociais e tudo mais que sua loja online precisar.

Não perca mais tempo, nós te ajudamos a escolher a melhor plataforma para seu negócio e deixamos sua loja no ponto de te dar lucro.

Compartilhar